‘Amor é mais forte que infidelidades’, diz papa Leão XIV

VATICANO, 1 OUT (ANSA) – O papa Leão XIV voltou a abordar o tema da infidelidade conjugal em sua audiência geral desta quarta-feira (1º), no Vaticano, e afirmou que o amor deve prevalecer sobre eventuais traições.   

Em sua catequese, o pontífice americano declarou que, muitas vezes, as pessoas “mascaram as feridas por orgulho ou por temor de parecer frágeis”. “As feridas não servem para repreender, mas sim para confirmar um amor mais forte do que qualquer infidelidade”, salientou Robert Prevost.   

“Nós dizemos: ‘Não importa’, ‘Tudo ficou para trás’, mas não estamos verdadeiramente em paz com as traições pelas quais fomos feridos. Às vezes, preferimos esconder nossa dificuldade de perdoar para não parecer vulneráveis e para não arriscar sofrer mais ainda”, disse.   

Em meados de agosto, também durante uma audiência geral com fiéis no Vaticano, já havia dito que “amar significa deixar o outro livre, inclusive para trair”, e que perdoar pode impedir o surgimento de “outro mal”.   

“Não é dizer que não aconteceu nada, mas fazer todo o possível para que não seja o rancor a decidir o futuro. Não é esquecimento, não é fraqueza, é a capacidade de deixar o outro livre, mesmo o amando até o fim”, acrescentou na ocasião.   

(ANSA).