O rapper Mauro Davi dos Santos Nepomuceno, conhecido na mídia como Oruam, foi detido nesta quinta-feira, 20, no Rio de Janeiro e levado para a delegacia. Ele foi abordado por policiais militares na orla da Barra da Tijuca, zona oeste da capital.
Oruam teria realizado uma manobra com o carro, conhecida como “cavalo de pau”, para fugir pela contramão de uma abordagem policial, mas acabou sendo detido por agentes da PM.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o cantor sendo abordado pelos policiais e colocado dentro de uma viatura. Em outras imagens, é possível ver populares se aglomerando ao redor da viatura, enquanto os policiais utilizam spray de pimenta para dispersar a multidão.
Veja abaixo a foto da prisão do rapper:
O nome de Oruam começou a ganhar destaque desde o Lollapalooza 2024, quando subiu ao palco com uma camiseta que pedia liberdade para seu pai, o traficante Marcinho VP, preso por crimes como homicídio qualificado, formação de quadrilha e tráfico de drogas. Além disso, o rapper se envolveu na polêmica entre Neymar e Luana Piovani sobre a privatização das praias e foi preso em Portugal por desacato à autoridade no ano passado.
Filho de Marcinho VP e polêmica no Lollapalooza
Oruam nasceu em 2001 e foi criado no Morro do Alemão, no Rio de Janeiro. Ele é filho de Márcio dos Santos Nepomuceno, o Marcinho VP, que foi preso em 1996, aos 26 anos, por crimes como homicídio qualificado, formação de quadrilha e tráfico de drogas.
Marcinho VP foi condenado a 44 anos de prisão e está detido em um presídio de segurança máxima no Paraná. Mesmo assim, ele ainda é apontado como atual líder do Comando Vermelho, no Rio de Janeiro.
Oruam foi uma das atrações do Lollapalooza 2024 e causou polêmica ao subir no palco com uma camiseta estampada com o rosto de Marcinho VP, pedindo pela liberdade de seu pai. Na época, o rapper recebeu inúmeras críticas por seu posicionamento e se pronunciou em suas redes sociais.
“Meu pai errou, mas está pagando pelos seus erros e com sobra. Só queria que pudesse cumprir uma pena digna e saísse de cabeça erguida”, disse Oruam em nota publicada no Instagram.
Destaque no trap nacional
A fama do jovem de 23 anos surgiu quando ele se tornou uma das revelações no trap nacional. Ele começou a se destacar no cenário musical brasileiro em 2021, quando lançou a música Invejoso, ao lado de Chefin, Jhowzin e Raffé.
Em 2022, ele ganhou notoriedade com sua participação na Poesia Acústica 13 e assinou com a Mainstreet Records, gravadora de Orochi. Pouco mais de um ano depois, ele voltou ao projeto e participou da Poesia Acústica 15.
Atualmente, ele acumula 8,6 milhões de seguidores no Instagram e mais de 9 milhões de ouvintes mensais no Spotify. Alguns de seus hits mais ouvidos na plataforma são Diz aí qual é o plano?, Rolé na favela de nave e Para de mentir. Além disso, ele coleciona parcerias de peso, como Ludmilla, MC Ryan SP e MC Daniel.
‘Rolezinho’ de motos
Em fevereiro deste ano, pouco antes de seu show no Lollapalooza 2024, Oruam comemorou seu aniversário de 23 anos em grande estilo. O artista literalmente parou as ruas do Rio de Janeiro com um “rolezinho” de motos.
O rapper convocou centenas de motociclistas para circularem por bairros como a Barra da Tijuca e a Cidade de Deus, na Zona Oeste, a Lapa, no Centro do Rio, e o Maracanã, na Zona Norte. Imagens do “rolezinho” foram divulgadas pelo próprio Oruam em seu Instagram.
Ele também foi homenageado com uma grande queima de fogos na Igreja da Penha, na Cidade de Deus, e na Lapa.
Neymar x Luana Piovani
Oruam também foi um nome bastante comentado na polêmica entre Neymar e Luana Piovani sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que envolve a possível privatização das praias brasileiras. Após a atriz soltar o verbo contra o atleta por ele estar envolvido em um projeto de praia particular, Oruam saiu em defesa do amigo e até pediu a seus fãs que atacassem a atriz.
Novamente, ele foi duramente criticado por seu posicionamento e acabou tendo um show cancelado no Wehoo Festival, em Recife, devido às suas declarações. Em resposta, o próprio Neymar contratou o rapper para um show particular.
Pouco depois, Oruam voltou a se pronunciar nas redes sociais, pedindo para que seus fãs parassem de atacar Piovani e contando sobre uma antiga treta que já tinha com a atriz.
“…há meses, ela postou, quando o filho dela veio para o Brasil morar com o pai, que agora ele estava ouvindo artista delinquente, má influência, filho de traficante, se referindo a mim. Acho ela preconceituosa! Deixo claro também que não sei nada sobre privatização de praia, só apoiei o Neymar porque sou amigo dele”, disse o cantor na ocasião.
Prisão em Portugal
Após ser impedido de fazer um show na boate Vilamoura, no Algarve, no sul do país, Oruam foi preso por desacato à autoridade em junho de 2024.
Segundo apuração do portal LeoDias, Oruam e sua equipe chegaram ao local fazendo muito barulho, o que incomodou os funcionários. Além disso, o rapper teria impedido policiais de vasculharem seu veículo, o que seria um procedimento padrão na região, segundo fontes do portal.
O comportamento do brasileiro foi considerado desacato a um policial, e Oruam acabou preso. Contudo, o cantor já deixou a delegacia e agora está em Paris, na França, onde apareceu fumando em um vídeo publicado em suas redes sociais.
Hit com Zé Felipe
Oruam é um dos artistas responsáveis por uma das músicas mais ouvidas de 2025 no Brasil: “Oh Garota, Eu Quero Você Só Pra Mim”. A música conta ainda com a participação de Zé Felipe, MC Tuto, DJ LC Da Roça, MC K9, MC Rodrigo do CN e MC PL Alves.
O carioca despontou para o estrelato em 2021, quando participou da música “Invejoso” com Distrito 23, Jhowzin, Raffé e Chefin, e rapidamente acumulou hits como “Sereia”, “Horas Iguais” e “Diz Aí Qual É O Plano?”, todos com mais de 100 milhões de visualizações e com vários intérpretes reunidos.