Americanos leem cada vez mais notícias em telefones celulares

Americanos leem cada vez mais notícias em telefones celulares

Os americanos leem cada vez mais notícias nos seus dispositivos móveis, um fato que aumenta as perdas dos jornais impressos, segundo uma pesquisa publicada na quinta-feira.

A pesquisa do Pew Research Center revelou um aumento acelerado do uso de dispositivos móveis para acessar notícias nos últimos três anos, enquanto cada vez menos americanos confiam em jornais impressos. A televisão, por outro lado, se manteve como fonte de notícias.

A proporção de americanos que acessam pelo menos algumas notícias em um dispositivo móvel subiu de 54% em 2013 para 72% em 2016, disse o Pew. Entre estes, 36% disseram que leem notícias em smartphones ou tablets “com frequência”.

A pesquisa confirmou uma tendência em direção a dispositivos móveis e digitais, e mostrou um panorama desanimador para o setor dos jornais, que não está conseguindo se conectar com adultos jovens.

Apenas 20% dos adultos afirmaram ler jornais impressos com frequência, contra 27% de três anos atrás.

A demografia dos leitores de jornais é particularmente preocupante: apenas 5% das pessoas de entre 18 e 29 anos afirmou ler jornais com frequência, contra 48% no grupo de maiores de 65 anos.

As conclusões sobre os jovens adultos são “muito duras” quando se trata de “segurar uma edição impressa”, disse o pesquisador do Pew Jeffrey Gottfried, mas menos dramáticas em relação a consumir notícias on-line de muitas dessas mesmas organizações.

As notícias ainda são importantes para os americanos: mais de sete em cada dez acompanha notícias locais e nacionais, e 65% acompanha notícias internacionais com a mesma regularidade.

No total, 81% dos americanos acessa pelo menos algumas dessas notícias através de sites, aplicativos ou redes sociais, com um uso cada vez maior dos smartphones.

A televisão se mantém como uma das principais fontes de informação, com 57% dos adultos assistindo noticiários com frequência.

Mesmo com o aumento do consumo de notícias digitais, os leitores ainda tem dificuldades para confiar em grande parte das informações que veem on-line, segundo o Pew.

Apenas 4% dos adultos afirmam que têm muita confiança nas notícias que veem nas redes sociais, por exemplo.

Facebook e Twitter vem crescendo como fontes de notícias nos últimos anos. Segundo a pesquisa, 26% dos entrevistados clica em links para notícias em redes sociais.