Americanas S.A. participa do “Dia de MOVER”, maior ação corporativa de letramento racial promovida no país.

Americanas S.A. participa do “Dia de MOVER”, maior ação corporativa de letramento racial promovida no país.
Foto: Divulgação

Americanas S.A. participa do “Dia de MOVER”, maior ação corporativa de letramento racial promovida no país.
O evento, chamado “Dia de MOVER”, celebra um ano do compromisso público assumido pelas companhias participantes. A ação envolve a realização de uma live com rodas de conversa, vídeos, entrevistas e participação de personalidades reconhecidas na luta pela igualdade racial, como Luana Génot, diretora executiva do Instituto Identidades do Brasil (ID_BR); Grabriela Augusto, diretora da Transcendemos; e Helen Pedroso, diretora de Relações Institucionais da Rede Brasil do Pacto Global da ONU.

Para sensibilizar os mais de 37 mil colaboradores, Anna Saicali, CEO da fintech Ame e da IF, motor de inovação da Americanas S.A., convidou o time a participar dessa live. A companhia entende que ainda há muito o que fazer e busca avançar na agenda racial por meio da oferta de vagas em eventos voltados para negros no mercado de trabalho, como o Afropresença, além de promover letramento sobre inclusão racial e de gênero em fóruns internos. A atuação junto ao MOVER está em linha com o propósito da companhia de somar o que mundo tem de bom para melhorar a vida das pessoas e integra a estratégia ESG – sigla em inglês para ambiental, social e de governança – da Americanas S.A. para a promoção da diversidade e redução das desigualdades, tema do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 8 da Agenda 2030, da ONU.

Pilares de transformação
As companhias que fazem parte do MOVER se comprometeram a investir em capacitação e geração de emprego por meio de três pilares: liderança, emprego e capacitação e conscientização.

No primeiro pilar, a meta do MOVER é gerar 10 mil novas posições para negros em cargos de liderança até 2030 por meio de recrutamentos inclusivos e desenvolvimento. Já no campo emprego e capacitação, o objetivo é criar oportunidades para 3 milhões de pessoas a partir da oferta de cursos, apoio a empreendedores negros e conexão com o mercado. No pilar de conscientização, o MOVER atua como uma plataforma de apoio na meta de termos uma população conscientizada quanto ao racismo, com comunicação sobre o tema para toda a cadeia de valor das empresas.