O único confronto brasileiro das oitavas de final da Copa Sul-Americana será iniciado nesta quinta-feira, às 21h, quando América-MG e Red Bull Bragantino se enfrentam na Arena Independência, em Belo Horizonte (MG). Apesar de estarem na mesma fase no torneio continental, os times vivem momentos bem diferentes na temporada.

O duelo de volta está marcado para quinta-feira, às 21h, na Neo Química Arena, em São Paulo. Não será disputado no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, porque nesta fase a Conmebol – Confederação Sul-Americana – exige estádio com capacidade mínima de 20 mil torcedores. O Nabizão comporta menos de 15 mil.

Em caso de empate no placar agregado, a decisão vai para os pênaltis. Quem avançar, enfrenta o vencedor do duelo entre Libertad, do Paraguai, e Fortaleza. No primeiro jogo, o time cearense abriu vantagem mínima ao vencer por 1 a 0.

O América precisou de mais esforço para chegar às oitavas. Na primeira fase, ficou em segundo de seu grupo, com dez pontos. Com isso, precisou disputar os playoffs com o Colo-Colo, do Chile. Após perder por 2 a 1, fora de casa, conseguiu se recuperar e se classificou com goleada por 5 a 1. No Brasileirão, porém, vive situação delicada, pois só tem dez pontos, em 19º e penúltimo lugar.

Na busca por um resultado positivo em casa, o técnico Vagner Mancini deve manter a base da escalação para o duelo. Os desfalques já eram conhecidos: Danilo Avelar, Ricardo Silva, Adyson, Aloísio e Dadá Belmonte, todos no departamento médico. Dadá ainda foi suspenso preventivamente pelo STJD por suspeita de envolvimento em esquema de apostas.

De outro lado, o Red Bull Bragantino chega muito mais confiante. Apesar da forte concorrência do Estudiantes, da Argentina, o time brasileiro terminou em primeiro lugar de seu grupo na primeira fase, com 14 pontos, e avançou direto às oitavas de final. Além disso, vem fazendo ótima campanha no Brasileirão e ocupa o sexto lugar com 28 pontos.

O técnico Pedro Caixinha pode ter novidades entre os relacionados, já que o atacante Alerrandro está totalmente recuperado de lesão e o meia Matheus Gonçalves, recém-contratado, está regularizado. Há dúvida fica por conta do esquema tático, entre atuar com dois ou três zagueiros. Desfalque certo por lesão, Eric Ramires será substituído por Gustavinho ou Bruninho.