América-MG bate Chapecoense, anula chances de queda e complica adversária na Série B

O América-MG está garantido na Série B do Campeonato Brasileiro de 2026. Na noite desta segunda-feira, em jogo que marcou o encerramento da 36ª rodada da competição nacional, o time mineiro encarou a embalada Chapecoense na Arena Condá, e em um jogo com perfeição defensiva, superou o time da casa por 1 a 0.

Em um jogo no qual o time catarinense esbarrou na trave, com duas bolas no travessão, os comandados de Alberto Valentim apostaram no contra-ataque e conseguiram vencer com um gol de Willian Bigode e um grande jogo do goleiro Gustavo.

Com o resultado, o América foi a 45 pontos e anulou as chances de rebaixamento à Série C, fechando a rodada na 13ª colocação. Do outro lado, a Chapecoense parou em 58, caiu para o quarto lugar e leva vantagem para Criciúma e Goiás, primeiros times fora do G-4, no número de vitórias (17 a 16).

No jogo de opostos em Chapecó, quem começou levando perigo foi o time que briga contra a degola. Aos quatro, Willian Bigode bateu de primeira da entrada da área e mandou rente ao travessão. O jogo então passou a ser dominado pela Chapecoense, que após um longo período parando na defesa muito bem postada do América, conseguiu levar perigo somente aos 29.

Após bate e rebate, Rafael Carvalheira pegou a sobra e também mandou perto do alvo. O mesmo aconteceu em seguida, com Márcio Júnior e Neto Pessoa, mas a melhor oportunidade surgiu apenas aos 52, quando Victor Caetano mandou de cabeça, Gustavo deu um tapa e a bola bateu no travessão, levando o jogo para o intervalo em empate.

Na volta para a segunda etapa, entretanto, o jogo esquentou. No primeiro minuto, Marcinho fez grande jogada da esquerda, cortou para o meio, e na hora de tirar o 10, chutou em cima da marcação. A resposta do América, entretanto, foi fatal.

Aos cinco, Paulinho recebeu na esquerda, cruzou, e após bate e rebate, Willian Bigode deu um toque sutil para a bola morrer no fundo do gol e abrir o marcador fora de casa. No lance seguinte, a Chapecoense quase chegou ao empate com Everton, que recebeu cruzamento na medida, mas embaixo da trave, mandou por cima do gol.

E a trave seguiu atrapalhando o time catarinense. Aos 12, foi a vez de Carvalheira receber de Walter Clar e mandar uma bomba no travessão. 12 minutos depois, Everton arriscou de muito longe e Gustavo defendeu. O time da casa seguiu ao ataque e quase empatou novamente aos 47, quando Neto Pessoa mandou de cabeça e Gustavo, mais uma vez, salvou o América e garantiu a vitória.

Sem tempo a perder, as equipes já se preparam para a disputa da 37ª e penúltima rodada da Série B. No sábado, a partir das 16h30, a Chapecoense vai até o Raulino de Oliveira para encarar o Volta Redonda, em mais um duelo de opostos. No dia seguinte, no mesmo horário, é a vez do América-MG receber o Cuiabá, no Independência.

FICHA TÉCNICA

CHAPECOENSE 0 X 1 AMÉRICA-MG

CHAPECOENSE – Rafael Santos; Victor Caetano, Eduardo Doma e Bruno Leonardo (Mailson); Everton (Perotti), Rafael Cavalheira, Jorge Jiménez (Pedro Martins), Márcio Júnior (Thomás) e Walter Clar; Neto Pessoa e Marcinho (Ítalo). Técnico: Gilmar Dal Pozzo.

AMÉRICA-MG – Gustavo; Júlio César (Rafa Barcelos), Emerson Santos, Ricardo Silva, Lucão e Paulinho; Kauã Diniz, Yago Souza (Miquéias) e Felipe Amaral (Jhosefer); Willian Bigode (Rafa Silva) e Thauan (David da Hora). Técnico: Alberto Valentim.

GOL – Willian Bigode, aos cinco minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS – Neto Pessoa e Thomás (Chapecoense) e Júlio César, Lucão, Gustavo, Felipe Amaral e Rafa Barcelos (América-MG).

RENDA – R$ 562.905,00.

PÚBLICO – 19.313 torcedores.

ÁRBITRO – Bruno Pereira Vasconcelos (BA).

LOCAL – Arena Condá, em Chapecó (SC).