Ambientalistas compram dunas de Chia, na Sardenha

SARDENHA, 21 DEZ (ANSA) – Mais de 4 mil hectares das dunas e da praia de Chia, na costa sudoeste da ilha de Sardenha, na Itália, foram comprados por ambientalistas do Grupo de Intervenção Legal (Grig, na sigla em italiano).   

O valor do negócio é de 100 mil euros (R$ 440 mil) e o grupo vai fazer uma arrecadação online para cobrir a despesa. O objetivo da operação é evitar que o local acabe nas mãos de investidores estrangeiros.   

“É um presente aos nossos filhos e netos”, diz Stefano Deliperi, do Grupo de Intervenção Legal. “Vencemos a concorrência de alguns investidores árabes. Fizemos isso para proteger o Meio Ambiente e a nossa identidade. Não queríamos que, como aconteceu em outras partes da Sardenha, fossemos impedidos de aproveitar ao máximo nossos tesouros”, declarou.   

O objetivo é manter as áreas abertas e utilizáveis por todos. “A dunas e praias antes eram privadas. Quem as vendeu as recebeu por herança”, afirma Deliperi. Agora, para manter as dunas de Chia, todos os sardos precisam de ajudar. (ANSA)