Economia

Amazonas teve contração econômica em janeiro similiar a abril de 2020, diz BC


O Banco Central publicou nesta quinta-feira, 4, um boxe do Boletim Regional com a comparação de indicadores de atividade econômica de alta frequência do Amazonas. O documento mostra como o recrudescimento da pandemia de covid-19 no Estado afetou a atividade econômica local nos últimos dois meses.

“Os indicadores de alta frequência sugerem que a contração econômica ocorrida em janeiro no Amazonas tem magnitude similar à observada em abril de 2020 e que sinais de acomodação em patamar ainda baixo aparecem a partir da segunda semana de fevereiro. “Dadas as dinâmicas distintas de evolução da Covid-19 nos estados brasileiros, o caso do Amazonas sinaliza os possíveis impactos de um agravamento severo da epidemia em outras regiões”, destacou o BC.

De acordo com o documento, os dados mais tempestivos confirmam a retração no comércio no Estado. As compras com cartão de débito registraram recuo de 13% na média móvel de sete dias até 10 de fevereiro em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados da Câmara Interbancária de Pagamentos – Sistema de Liquidação de Cartões (CIP/SLC).

O documento mostra que, ao contrário do Amazonas, no restante da região Norte houve expansão em praticamente todos os segmentos no mesmo período. Para o BC, esse resultado sugere que a piora no Estado não decorreu exclusivamente do fim dos pagamentos do auxílio emergencial em dezembro.

As medidas mais duras de isolamento social e o toque de recolher adotado pelas autoridades amazonenses também podem ser medidas pela queda de locomoção de clientes em locais ligados ao consumo das famílias. Citando dados do Google Mobility Report, o documento mostra que a média móvel de sete dias até 12 de fevereiro apresentou retração de 47% na tendência de mobilidade na categoria “Lazer e varejo”, que engloba lugares como restaurantes, shoppings, cinemas, entre outros.


+ Mulher é presa por não devolver R$ 6,8 milhões que recebeu por engano
+ Família de Schumacher coloca mansão à venda por R$ 400 milhões
+ Pentágono confirma que vídeo com OVNIs em forma de pirâmide é autêntico



Os dados de consumo de energia pela indústria de transformação no Amazonas também apresentaram recuo a partir de janeiro de 2021, acumulando retração de 19% na média móvel de cinco dias úteis até 7 de fevereiro, em relação ao mesmo período de 2020.

O BC divulgará o Boletim Regional completo na sexta-feira, 5, às 10h. A publicação trimestral tem o objetivo de trazer uma visão das regiões do país a partir de dados e indicadores econômicos.

Veja também

+ Receita de bolinho de costela com cachaça
+ Cientistas descobrem nova camada no interior da Terra
+ Receita de panqueca americana com chocolate
+ Receita rápida de panqueca de doce de leite
+ Contran prorroga prazo para renovação da CNH
+ Receita de moqueca de peixe simples e deliciosa
+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Sucuris gigantes são flagradas em expedições de fotógrafos no MS