25/09/2023 - 10:23
A Amazon anunciou hoje uma parceria com a Anthropic, startup que desenvolve modelos de LLM (Large Language Model) para aplicações de Inteligência Artificial generativa. Por meio do acordo, a Amazon vai investir US$ 4 bilhões na startup e passará a se tornar acionista minoritária da empresa.
O acordo prevê ainda que a a AWS – braço de serviços de nuvem da Amazon – será a parceira preferencial da Anthropic para treinamento e oferta de seus modelos de IA. Com isso, os modelos da startup serão treinados usando as linhas de chips Trainium e Inferentia, da AWS.
Além disso, a Anthropic passará a rodar a maior parte de sua carga de processamento na nuvem da AWS. Os modelos da startup serão oferecidos por meio da plataforma Amazon Bedrock, que dá acesso a modelos de IA de vários fornecedores. Outro ponto do acordo é que alguns dos recursos dos modelos da Anthropic passarão a ser oferecidos antecipadamente a clientes da AWS.
A corrida da IA generativa
Com o acordo com a Anthropic – uma das mais badaladas startups do setor de IA – a Amazon ganha força na corrida das aplicações de IA generativa. Atualmente, a Microsoft tem uma forte posição nesse setor com sua parceria com a OpenAI, do ChatGPT. Já o Google tem seus próprios modelos de IA, como o Palm2, e também fez um investimento recente na mesma Anthropic (de US$ 400 milhões, em fevereiro deste ano).
O acordo também representa uma vitória para a divisão de chips da Amazon. Atualmente, a maior parte dos modelos de IA generativa é treinada em chips da NVidia, empresa que tem tido valorização recorde nos últimos anos. A NVidia vende seus chips para Amazon, Google, Microsoft e outros provedores de serviços de nuvem, por preços altos. Por isso, empresas como Google e Amazon têm investido em suas próprias linhas de chips.