Amazon firma compra de fatia da Grubhub, empresa de entrega de refeições da Just Eat

Amazon firma compra de fatia da Grubhub, empresa de entrega de refeições da Just Eat

Por Toby Sterling

(Reuters) – A Amazon.com acertou a aquisição de 2% da empresa norte-americana de entrega de refeições Grubhub, da Just Eat Takeaway.com, e oferecerá aos seus membros Prime acesso ao serviço por um ano.

O acordo é um grande alívio para a Just Eat Takeaway, maior empresa de refeições da Europa, cujas ações caíram 70% em 2022o. Os acionistas pressionam a empresa para venda integral ou de parte da Grubhub, adquirida no ano passado por 5,8 bilhões de dólares em ações.

A Just Eat Takeway especificou em um comunicado que continua a “explorar a venda parcial ou total da Grubhub”, embora não haja certeza de que qualquer acordo seja alcançado.

Analistas do JPMorgan disseram que o negócio deve trazer novos clientes e fortalecer a posição da Grubhub nos Estados Unidos, comparável a uma parceria que a Amazon tem no Reino Unido com o concorrente da Just Eat, Deliveroo.

“Embora a Grubhub seja agora apenas uma parte menor do portfólio da Just Eat Takeaaway, representando cerca de 20% das receitas estimadas em 2023, esta etapa melhora a posição da empresa em uma potencial venda (Grubhub)”, escreveram analistas.

As ações da Just Eat subiam 16% em Amsterdã, a 15,94 euros, por volta de 12h10 (horário de Brasília).

O acordo impulsionará o tráfego para a Grubhub, que perdeu participação de mercado para Doordash e Uber Eats à medida que o impacto da pandemia da Covid-19 diminui.

Em troca da participação, a Amazon receberá opção de subscrição de 2% das ações da Grubhub e uma opção de compra adicional de 13% condicionada à atração de clientes para a Grubhub.

“Espera-se que o acordo expanda a adesão ao Grubhub +, ao mesmo tempo que tenha um impacto neutro nos lucros e fluxo de caixa da Grubhub em 2022, e aumente os lucros e o fluxo de caixa da Grubhub a partir de 2023”, disse a Just Eat Takeaway em comunicado.

A empresa afirmou que os ativos brutos da Grubhub valiam 6,5 bilhões de euros no final de 2021.

(Por Elena Vardon, Piotr Lipinski e Toby Sterling)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI650TX-BASEIMAGE