O grupo da tecnologia americano Amazon encerrou nesta sexta-feira (30) o serviço de livraria online Kindle na China, o que significa que desistiu de competir neste grande mercado.

O anúncio representa um revés para a empresa pioneira do comércio eletrônico, que não consegue competir com empresas locais chinesas como Alibaba e JD.com. Em 2019, a Amazon encerrou as operações de varejo online na China.

No ano passado, a Amazon anunciou que fecharia loja online Kindle, sem revelar mais detalhes.

A partir desta sexta-feira, os chineses não conseguem mais fazer o download de novos livros, mas durante um ano conseguirão baixar os livros que já compraram.

Entre 2013 e 2018 foram vendidos milhões de aparelhos de leitura Kindle na China, de acordo com a imprensa estatal.

Zoe Xu, cliente do sistema, estava chateada com a notícia.

“Tenho o hábito (de usar o Kindle) há 10 anos, vou levar tempo e energia para mudar outra plataforma”, afirmou.

Ela disse que comprou e fez download de livros suficientes para “vários anos quando tomou conhecimento da notícia do fim do serviço.

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