ROMA, 10 DEZ (ANSA) – A Amazon chegou nesta quarta-feira (10) a um acordo com a Receita Federal da Itália para pagar 511 milhões de euros em impostos, que se somam aos 212 milhões de euros já pagos por outras duas empresas italianas do grupo.
A proposta, cujo montante é de 723 milhões de euros, poderá ser parcelada e decorre de investigações coordenadas pela Procuradoria de Milão e conduzidas pela Receita Federal italiana.
O acordo de hoje diz respeito à holding Amazon Sarl, com sede em Luxemburgo, na qual foram realizadas atividades cabíveis de Imposto sobre Valor Agregado (IVA). Pela legislação vigente na União Europeia, os operadores de plataformas digitais cumprem obrigações de reporte ao fisco para permitir que as autoridades nacionais cobrem o imposto. Essas transações envolvem as realizadas por usuários na plataforma, e não diretamente pela Amazon. No entanto, como empresa gestora, ela é considerada corresponsável.
Já as outras operações foram conduzidas pelas unidades antifraude da Receita Federal contra duas sociedades italianas do grupo: Amazon Logistica e Amazon Italia Transport. A investigação diz respeito ao que é tecnicamente definido como “heterodireção digital de trabalhadores”, ou seja, quando funcionários italianos foram empregados como se estivessem no exterior. (ANSA).