Amauri Soares confirma saída da direção da Globo e anuncia sucessora

Executivo ingressou no Grupo Globo em 1987 e já passou por diversas funções

Divulgação: TV Globo/ Kelly Fuzaro.
Amauri Soares. Foto: Divulgação: TV Globo/ Kelly Fuzaro.

O diretor-geral da TV Globo, Amauri Soares, está deixando a empresa e já prepara sucessora. A informação sobre a mudança na alta cúpula da empresa dos Marinho foi confirmada nesta quarta-feira, 16, através de comunicado divulgado pela emissora.

Amauri Soares está no Grupo Globo desde 1987 e já passou por várias funções até virar diretor de Jornalismo e de Programação. Ele permanecerá na direção-geral dos Estúdios Globo, posto que assumiu após a saída de Ricardo Waddington, em 2023.

+Billie Eilish cancela vinda ao Brasil por desacordo sobre local de apresentação
+Alexandre Borges diz que novela o ajudou a superar trauma de infância

“Em reunião com as equipes dos Estúdios Globo hoje de manhã, Amauri lembrou a sua trajetória profissional e na empresa. Perguntado pelos times sobre as duas posições executivas que ocupa, como diretor-geral dos Estúdios Globo e da TV Globo, ele esclareceu que sempre encarou como provisória essa dupla responsabilidade. E contou sobre o estruturado projeto de sucessão praticado em todas as áreas da empresa hoje”, diz um trecho do comunicado enviado pela Globo.

A nota informa, ainda, a sucessão para o cargo que será deixado pelo executivo. A diretora-executiva TV Globo, Leonora Bardini, é quem deve assumir o posto.

“Ele chamou atenção para a recente promoção de Leonora Bardini à diretora-executiva da TV Globo e para a construção de carreira sólida, consistente, natural e transparente da executiva para, em algum momento, sucedê-lo à frente da TV Globo. Desta forma, Amauri poderá se dedicar exclusivamente aos Estúdios Globo”, completa a nota.

Quem é Amauri Soares?

Amauri Soares é um dos principais executivos da rede e assumiu a direção dos Estúdios Globo, setor responsável por toda a produção de entretenimento da emissora, em 2023 no lugar de Ricardo Waddington.

Com quase 40 anos de carreira no Grupo Globo, Amauri entrou na emissora em 1987, como estagiário na afiliada de Bauru, no interior de São Paulo. Foi produtor de reportagens e ganhou destaque na área de jornalismo.

Permaneceu em Bauru até 1989, quando assumiu o posto de editor-executivo do Bom Dia São Paulo. Também foi diretor de Jornalismo em São Paulo e diretor executivo da então Central Globo de Jornalismo, em 2001. No ano seguinte, virou diretor da Globo Internacional, com base em Nova York. 

De volta ao Brasil em 2007, assumiu o cargo de diretor de Projetos e Eventos Especiais da emissora e a coordenação da Globo Rio. Dois anos depois, em 2009, tornou-se diretor da Central Globo de Jornalismo, substituindo Ali Kamel. 

Em 2013, assumiu o posto de diretor da Central Globo de Programação. Em 2020, foi nomeado diretor do canal TV Globo, após a reestruturação das empresas do Grupo Globo.

Assumiu oficialmente a liderança dos Estúdios Globo e passou a comandar as produções de novelas, séries, reality shows e programas de variedades, atuando diretamente na definição de projetos, escalação de elenco e decisões estratégicas de programação.