Economia

Amapá passa por novo apagão nesta quarta-feira, ONS diz que carga foi restabelecida


SÃO PAULO (Reuters) – O Amapá passou por um novo blecaute na tarde desta quarta-feira, ainda sem causas esclarecidas, e a energia foi restabelecida pouco menos de duas horas após o ocorrido, informou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) em nota.

Segundo o comunicado, às 16h05 houve o desligamento automático de todos os equipamentos da área Amapá, a partir da área LT 230 kV Laranjal/ Macapá C.1 C.2, com a interrupção estimada de 250 megawatts (MW) de carga.

“Às 16h21, foi iniciada a recomposição e, às 17h59, toda a carga já estava restabelecida”, afirmou o operador.

O ONS disse que, assim que foi identificado o problema, houve atuação prontamente para iniciar a recomposição do sistema e para que o completo fornecimento de energia fosse restabelecido o mais rápido possível.

“O ONS avaliará as causas da ocorrência junto aos agentes envolvidos e, posteriormente, fará um Relatório de Análise da Perturbação (RAP)”, acrescentou.

A Eletronorte, subsidiária da Eletrobras, disse em comunicado visto pela Reuters que não foi responsável pelo desligamento da carga ocorrido no Amapá nesta quarta-feira.

Em novembro do ano passado, o Estado passou por um forte apagão, que afetou cerca de 90% do fornecimento de energia e levou quase um mês para a normalização total.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou em relatório divulgado em fevereiro que o blecaute esteve associado a questões como falhas na manutenção e poderia ter sido evitado.

O apagão rendeu multa de 3,67 milhões de reais à Linhas do Macapá Transmissora de Energia (LMTE), da Gemini Energy, responsável por uma subestação onde o problema teve origem, ou 3,54% da receita operacional líquida da empresa, o que segundo a agência foi sua maior punição em termos percentuais.

(Por Nayara Figueiredo)

Veja também
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Nicole Bahls já havia sido alertada sobre infidelidade do ex-marido
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ ‘Transo 15 vezes na semana’, diz Eduardo Costa ao revelar tratamento por vício em sexo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago