O Pico da Neblina, localizado na terra indígena Yanomami, no Amazonas, voltará a receber turistas no dia 17 de março deste ano. Considerado o ponto mais alto do Brasil, com 2.955,30 metros, o local havia sido interditado pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), em 2003, para impedir a degradação ambiental. As informações são do G1.

Outro motivo para a suspensão do turismo no Pico da Neblina foi para preservar os direitos do povo indígena Yanomami.

Agora, as expedições serão feitas em grupos de 10 pessoas. As empresas autorizadas para realizar essas atividades foram: Amazon Emotions, Roraima Adventures e Ambiental Turismo.

“Até então, a visitação ao Yaripo – nome dado pelos Yanimami para o Pico da Neblina – era realizada sem qualquer regulamentação ou controle dos órgãos responsáveis. A maioria dos turistas que subiu o pico não sabia que ele está dentro de uma Terra Indígena e da sua importância espiritual para os Yanomami, apesar de quase sempre contratarem os mesmos como carregadores”, disse Vanessa Marino, proprietária da Amazon Emotions.

Vanessa afirmou que o retorno do turismo na região irá favorecer também a população local. “A maior expectativa é que essa atividade consiga gerar benefícios para o povo Yanomami, e eles tenham no turismo uma fonte alternativa de subsistência.”

A proprietária da Amazon Emotions ressaltou que a demanda turística é alta.

“A procura é imensa por ser um destino único, do ponto mais alto do Brasil, imerso na natureza amazônica que desperta a atenção do mundo, e de interação cultural com um dos povos mais antigos do planeta (Yanomami), e a expectativa é que haja uma demanda expressiva”, finalizou.