Aluno da UFRGS tenta participar de formatura com suástica desenhada no rosto

Faculdade registra boletim na Polícia Federal contra o estudante

Reprodução/X
Aluno da UFRGS tentar participar de colação de grau com suástica no rosto Foto: Reprodução/X

Um aluno do curso de Engenharia de Minas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) apareceu com uma suástica desenhada no rosto em sua colação de grau na terça-feira, 18. A instituição percebeu a situação e impediu que o jovem participasse da celebração com a marca nazista.

Segundo a nota da UFRGS, o vice-reitor e o coordenador advertiram o estudante e o impediram de estar presente com o desenho ofensivo. Caso ele escolhesse não apagar seria encaminhado diretamente à Polícia Federal.

+ Trump chama Zelensky de ‘ditador’

+ Moraes derruba sigilo de delação premiada de Mauro Cid

O estudante alegou que a figura fazia alusão a religião hindu, mas ainda sim retirou o desenho e seguiu com a comemoração. Em comunicado, a universidade informou que um boletim de ocorrência na PF foi registrado nesta quarta-feira, 19, e que a faculdade está avaliando as medidas administrativas que devem ser aplicadas.

Ainda na nota, a universidade alegou que só deu seguimento a cerimônia em prol dos familiares e outros estudantes que estavam presentes, escolhendo determinar outras consequências posteriormente.

O episódio gerou revolta nas redes sociais, gerando pronunciamentos da União Nacional do Estudantes (UNE) e do Diretório Central dos Estudantes da UFRGS (DCE).

“Enquanto representação máxima dos estudantes da UFRGS, reafirmamos que apologia ao nazismo É CRIME e essa ação não passará impune. A UFRGS é território antifascista e não aceitaremos que se normalizem ações como essa dentro da nossa Universidade”, diz a nota compartilhada por ambos.

“Enviaremos ainda hoje ofício à Reitoria da Universidade exigindo a anulação da entrega do diploma e da formatura do aluno Vinícius diante do crime cometido, que é previsto no Código Penal Brasileiro. Além disso, uma rigorosa investigação desse episódio será fundamental para que não se repita.”