Uma aluna fez um “protesto silencioso” contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) durante uma matéria no Jornal Hoje, da TV Globo, sobre o crescimento das aulas de coreano no Brasil por influência de fãs do k-pop, exibida na terça-feira (14). As informações são do Portal Uol.
Em um trecho da reportagem, as câmeras mostraram uma garota escrevendo “Fora Bolsonaro” no idioma asiático. De acordo com o Uol, três fontes fluentes em coreano afirmaram que se tratam de fonemas, e não da tradução exata. Ou seja, um coreano nativo não entenderia a mensagem.
“O que está escrito é um fonema, a transliteração. Se um coreano que não sabe português vir, não vai entender o que está escrito. É a transliteração”, explicou ao Uol a professora do Instituto Multicultural & Idiomas, Sue Choi.
O caso aconteceu na escola Olga Benario Prestes, que fica no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro. De acordo com a reportagem exibida no Jornal Hoje, o local oferece o curso desde 2017.
Procurados pelo Uol, o Centro Educacional Coreano, braço do Consulado Coreano, e o diretor-adjunto da escola Olga Benario Prestes, Roberson Gonçalves Maturano, afirmaram que ficaram surpresos com a atitude da aluna e que a ação dela não reflete a posição das instituições.
No Twitter, internautas comentaram o caso:
A MENINA ESCREVEU NA LOUSA "FORA BOLSONARO" NA REPORTAGEM SOBRE AULA DE COREANO DO JORNAL HOJE SOCORROOO pic.twitter.com/CV6PzgNdbb
— Sofredora • Ka (@KLMilky) January 14, 2020
Gente e no Jornal Hoje que tavam fazendo uma matéria sobre K-Pop e a menina lançou um FORA BOLSONARO na lousa em coreano
olha a carinha dela 😍 pic.twitter.com/NZ4fBOAgcp
— 𝕮𝖔𝖑𝖉𝖊𝖗 𝖙𝖍𝖆𝖓 𝕿𝖎𝖙𝖆𝖓𝖎𝖈 𝖜𝖆𝖙𝖊𝖗 (@alsgalassi) January 14, 2020
A menina escreveu “Fora Bolsonaro” em uma matéria sobre aulas de coreano no Jornal Hoje. Amei?
TAMBÉM, OLHA A COR DA ROUPA… pic.twitter.com/L2OkMij2Um
— Luciano Carvalho (@lucianocarvaIho) January 14, 2020
https://twitter.com/BrazilFight/status/1217222401186041857