Uma estudante de 12 anos ameaçou sua professora com uma faca em uma escola no noroeste da França nesta quarta-feira (13), no mais recente de um crescente número de incidentes que elevaram as tensões no sistema educacional francês.

Ninguém ficou ferido, mas o Ministério Público informou que abriu uma investigação criminal sobre a ocorrência na cidade de Rennes.

“Nesta manhã, uma aluna ameaçou uma professora com uma faca durante uma aula. Os alunos, chocados, foram levados imediatamente para um local seguro”, afirmou a autoridade educacional em um comunicado.

A jovem, que nasceu em 2011, “veio para a aula armada com uma grande faca, com a intenção aparente de matar sua professora de Inglês”, declarou o prefeito de Rennes, Philippe Astruc.

“Durante a aula, em sala, brandiu a faca contra a vítima, que fugiu correndo” antes de ser “desarmada pelos funcionários do estabelecimento” da escola de ensino médio de Hautes Ourmes, acrescentou.

Durante uma coletiva de imprensa à tarde, o promotor informou que a aluna deu entrada e um hospital para ser submetida a uma “avaliação psiquiátrica”.

“Queremos entender o contexto deste passo ao ato”, afirmou Astruc, que explicou que os encarregados pela investigação priorizam a pista de uma ação motivada por “uma dimensão psicológica, inclusive psiquiátrica”.

“Sou consciente do trauma que esta agressão representa para ela [a professora] e para toda a comunidade educacional”, garantiu o ministro da Educação, Gabriel Attal, em declarações transmitidas à AFP.

A tensão aumentou nas escolas francesas diante da guerra entre Israel e o grupo islamista palestino Hamas.

Em outubro, um islamista radical matou a facadas seu ex-professor, Dominique Bernard, na cidade de Arras (norte).

Na semana passada, um tribunal francês condenou seis adolescentes por seu envolvimento no assassinato do professor Samuel Paty, em 2020, por um jovem jihadista, perto do centro onde lecionava, a noroeste de Paris.

mcl-mb/sjw/ah/hgs/yr/aa/mvv/am