WASHINGTON (Reuters) – Imagens de satélite mostram um alto nível de atividade na principal instalação nuclear da Coreia do Norte, relatou um think tank dos Estados Unidos neste sábado, após o líder norte-coreano, Kim Jong-Un, ordenar aumento na produção de combustível para bombas com o objetivo de expandir o arsenal nuclear do país.

O projeto de monitoramento da Coreia do Norte, chamado 38 North, com sede em Washington, disse que a atividade que detectou, com base em imagens de 3 e 17 de março, poderia indicar que um reator nuclear experimental chamado Experimental Light Water Reactor (ELWR), em Yongbyon, estava se aproximando da conclusão e da transição para o status operacional.

Segundo o relatório, as imagens mostram que um reator de 5 megawatts em Yongbyon continuou operando e que a construção em um edifício de apoio ao redor do ELWR foi iniciada. Além disso, foram detectadas descargas de água a partir do sistema de resfriamento do reator. Novas construções em torno da usina de enriquecimento de urânio de Yongbyon também foram iniciadas, provavelmente para expandir suas capacidades.

“Esses desenvolvimentos parecem refletir a recente diretriz de Kim Jong-Un de aumentar a produção de material para fissão do país para expandir seu arsenal de armas nucleares”, acrescentou o relatório, referindo-se ao líder norte-coreano.

A mídia estatal disse que Kim ordenou a produção de materiais para armas de uma “maneira perspicaz” para aumentar “exponencialmente” o arsenal nuclear do país.

(Reportagem de David Brunnstrom)