A alta de 0,9% na produção industrial em janeiro ante dezembro fez o setor recuperar parte da perda de 2,4% acumulada nos dois últimos meses de 2019, quando teve resultados negativos. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira, 10.

Os recuos nos meses de novembro (-1,6%) e dezembro (-0,8%) tinham eliminado o ganho que a indústria acumulou entre os meses de agosto (1,0%), setembro (0,5%) e outubro (0,9%).

Revisões

O IBGE revisou o resultado da produção industrial em dezembro ante novembro, de -0,7% para -0,8%. A taxa de novembro ante outubro passou de -1,7% para -1,6%, e o desempenho de outubro ante setembro saiu de 1,0% para 0,9%.

Na categoria de bens de capital, a taxa de dezembro ante novembro passou de -8,8% para -12,3%, enquanto o resultado de novembro ante outubro saiu de -1,3% para -1,4%. A taxa de outubro ante setembro foi revista de -1,4% para 0,3%.

Os bens intermediários tiveram o desempenho de novembro ante outubro revisto de -1,7% para -1,5%.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

A taxa dos bens de consumo duráveis em dezembro ante novembro foi revista de -2,7% para -4,4%, enquanto a de novembro ante outubro passou de -3,1% para -2,6%.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias