ROMA, 21 AGO (ANSA) – Um alpinista italiano morreu no Quirguistão após tentar resgatar uma companheira de escalada russa que havia quebrado a perna durante a descida do monte Pobeda, o pico mais alto e perigoso da cordilheira Tian Shan.
Identificado como Luca Sinigaglia, o milanês de 49 anos teria sofrido hipotermia no decorrer da ação e teve suas mãos severamente congeladas. Ao que tudo indica, o montanhista teria falecido em razão de um edema cerebral.
Sinigaglia estava seguro em um acampamento em uma área mais baixa, mas ficou sabendo que Natalia Nagovitsyna havia ficado presa em um ponto alto da montanha. Ele e um alpinista alemão decidiram ir até ela para levar um saco de dormir, comida, gás e um fogão.
No entanto, o mau tempo na área atrapalhou a expedição e foi fatal para o italiano, que não resistiu as condições extremas. O montanhista faleceu a quase sete mil metros de altitude, a apenas algumas centenas de metros do local onde a russa se encontrava.
Apesar da tentativa de resgate dos dois montanhistas, não há sinais de movimentos de Nagovitsyna, segundo as autoridades, e as esperanças de que a russa tenha sobrevivido são muito escassas.
“Agradeço a todos…de verdade. Luca era especial para nós e para seus amigos. Foi um gesto que o honrou e, infelizmente, o impediu de retornar. O tempo deve melhorar, e nos disseram que estão organizando sua recuperação. Estamos fazendo tudo o que podemos e ativamos todos os canais oficiais”, escreveu a irmã de Sinigaglia em suas redes sociais. (ANSA).