O bicampeão de Fórmula 1 Fernando Alonso voltou a elogiar Gabriel Bortoleto, sexto colocado com a Sauber no GP da Hungria deste domingo. Com a colocação, sua melhor até agora em sua primeira temporada, o brasileiro chegou aos 14 pontos, ocupando o 17º lugar no campeonato.
Depois da corrida disputada no circuito húngaro, Alonso voltou a afirmar que Bortoleto é o melhor novato da Fórmula 1 em 2025 e afirmou que o brasileiro teria mais destaque na mídia internacional se tivesse outra nacionalidade.
“(Bortoleto) acelera sempre, não comete erros e está sempre te pressionando. Ele é o melhor novato dessa geração, demonstrou no ano passado (na Fórmula 2) com carros iguais”, afirmou o piloto da Aston Martin em entrevista à ESPN.
“Se fosse inglês ou algo assim e chegasse em sexto com uma Sauber, seria a capa de todos os jornais amanhã. É uma coisa excepcional o que ele faz, eu espero que as pessoas o vejam”, acrescentou o espanhol.
Bortoleto largou na sétima posição. Na primeira volta, o brasileiro superou o canadense Lance Stroll e subiu para sexto. O novato adotou a estratégia de um pit stop, preservando os pneus médios, e conseguiu manter a colocação até o fim.
Embora sejam rivais nas pistas – o espanhol da Aston Martin acabou em quinto lugar após um duelo direito em Hungaroring -, Alonso é o mentor da carreira do brasileiro. Ele administra a carreira de Bortoleto desde 2022 e teve participação importante na chegada do jovem à Fórmula 1.