Alma Djem lança nova versão de ‘Rouxinóis’, em parceria com Roberta Campos

Grupo celebra 25 anos de carreira em projeto acústico e fala sobre o assunto em entrevista à IstoÉ Gente

Marcos Hermes
Música faz parte do EP "Paraíso" Foto: Marcos Hermes

A banda Alma Djem lançou uma nova versão da faixa ‘Rouxinóis’, destacando-se como um dos pontos altos do EP Paraíso. Trata-se da 4ª parte do projeto Acústico em São Paulo. A canção, que mistura o reggae suave da banda com elementos delicados da MPB, ganha brilho especial com a participação da cantora Roberta Campos, conhecida por sua sensibilidade e voz marcante.

Composta por Marcelo Mira (vocalista da banda), em parceria com Rodrigo Leite e Cauique — autores de sucessos como Pé na Areia (Diogo Nogueira) e Falta Você (Thiaguinho) — ‘Rouxinóis’ surge como uma declaração de amor envolta em melodia suave, clima romântico e arranjos acústicos.

+ Imagine Dragons anuncia show extra em São Paulo; veja data e como comprar

“Essa música tem um clima muito especial. É um reggae romântico com alma de MPB. A letra e a melodia nasceram de maneira muito natural, e sabíamos que precisava de uma voz feminina sensível para trazer ainda mais emoção. A Roberta Campos foi a escolha perfeita”, explica Marcelo Mira, em entrevista à IstoÉ Gente.

A parceria com Roberta Campos era um desejo antigo da banda. A conexão começou quando Pit de Souza, baixista da Alma Djem, chegou a integrar a banda da cantora. Desde então, a ideia de gravarem juntos foi amadurecendo, até se concretizar com o projeto acústico.

“Nós sempre fomos muito fãs da Roberta. Quando começamos a pensar nas participações do Acústico, o nome dela foi unanimidade. Ela recebeu o convite com muito carinho e aceitou prontamente. ‘Rouxinóis’ ficou linda na voz dela e com certeza tanto os fãs do Alma Djem quanto os dela vão se emocionar com essa conexão”, completa Mira.

+ Começa filmagem da série de Harry Potter com um novo protagonista

Para Roberta Campos, a colaboração também tem um significado especial: “Eu sempre fui muito fã da banda Alma Djem e receber o convite para participar de um momento tão importante da carreira deles me deixou lisonjeada. Ainda mais cantando ‘Rouxinóis’, essa canção linda com a qual tanto me identifico. Não vejo a hora que todos possam ouvi-la.”

A escolha da faixa para o projeto acústico foi natural, já que, segundo Mira, ‘Rouxinóis’ nasceu com essa fusão de gêneros: “Compus Rouxinóis com dois craques do samba, Rodrigo Leite e Cauique, então ela já nasceu com essa cara de Reggae MPB. Isso deixou mais fácil trazê-la pro universo do repertório do DVD Acústico. Queríamos convidar alguém que fosse a cara da nova geração da MPB. Roberta Campos foi unanimidade”.

Entre os desafios do dueto, Mira destaca o ajuste vocal entre estilos distintos: “O maior desafio foi equilibrar as duas vozes. Tenho o costume de cantar com muita potência, essa coisa de ser acostumado a cantar sempre com banda. Já a Roberta é a doçura, a delicadeza. Então tive que me reeducar e trabalhar meu canto pra soarmos harmoniosos. Foi um desafio maravilhoso e parece que o público está gostando”.

Colaborações importantes

O EP ‘Paraíso’ traz ainda parcerias de destaque, ampliando o leque de influências e homenagens à trajetória da banda: “Esse trabalho do DVD acústico tá sendo um reconhecimento à trajetória da Alma Djem nesses quase 25 anos de carreira”.

“Trouxemos além da Roberta Campos, mais 10 participações especiais como Vitor Kley, Maneva, Falamansa, Atitude 67, Fábio Brazza, Maskavo, Chimarruts, entre outros”, completa o vocalista.

A parte autoral do projeto também conta com compositores renomados como Michael Sullivan, Tato (Falamansa), Rodrigo Leite e Zeider Pires. “Reunir esse time de amigos no nosso tão sonhado Acústico sem dúvida é um troféu pra nós”, finaliza Mira.

** Estagiária sob supervisão