Dono do posto mais alto do pódio no Triathlon nas últimas duas Olimpíadas, Alistar Brownlee ficará de fora dos Jogos Olímpicos de Tóquio. O atleta britânico foi desclassificado em etapa classificatória da World Series na cidade de Leeds, na Inglaterra.
Durante a prova, o bicampeão olímpico foi flagrado tentando afogar um adversário. Apesar de ele ter negado, as imagens da atitude antidesportiva foram divulgadas nas redes sociais.
Também pelas redes, o astro britânico se pronunciou sobre o caso após a repercussão negativa.
“Não era assim que eu queria que minha última prova da World Series acontecesse. Lutei contra uma lesão no tornozelo por três meses e fiz todo o possível para melhorar e ficar em forma para competir. Eu sabia que precisava de muita sorte hoje e não era para ser. Acho que a Grã-Bretanha tem um ótimo time indo para a Olimpíada e desejo tudo de bom para eles”, afirmou Alistar ao praticamente se aposentar da modalidade nas Olimpíadas.
Apesar de perder a chance de ir a Tóquio, a família de Alistar vai representar a Grã-Bretanha na modalidade com seu irmão mais novo Jonathan Brownlee. Agora, o atleta, de 33 anos, disse que vai focar as atenções em provas mais longas como o Ironman.
Jonathan e Alistar ficaram conhecidos, fora do Thiatlon, também por gesto nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. Ao ver que o irmão mais novo estava quase desistindo da prova, Alistar praticamente carregou o companheiro de equipe até a linha de chegada.