Alimentos ultraprocessados afetam bem mais do que o organismo de quem consome

Crédito: Pexels

(Crédito: Pexels)


Hoje o Brasil ocupa o 1º lugar no ranking de maior consumidor de agrotóxico do mundo. A relação direta desses venenos com os alimentos in natura assusta e desestimula a população a consumir frutas, legumes e verduras na quantidade indicada.

Na tentativa de fugir dos agrotóxicos, muitas pessoas optam por alimentos ultraprocessados. Porém, recentemente, o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) publicou uma pesquisa em que revela que diversos produtos ultraprocessados também estão contaminados por agrotóxicos.

+ REVELADO! Conheça o guia de alimentação ideal para seu filho!

O sistema alimentar brasileiro é extremamente complexo, mas mudanças expressivas precisam acontecer. O uso constante de agrotóxicos na agricultura convencional e o estímulo ao consumo de ultraprocessados, através de propagandas e publicidade, não são apenas um problema para o organismo de quem os consome.

Essa passa a ser  também uma questão de saúde pública, quando a população está ficando cada vez mais doente e contaminada. A manutenção do sistema com base no que é hoje afeta diretamente também o equilíbrio do planeta como um todo.

Os alimentos in natura, mesmo contaminados por agrotóxicos, ainda carregam em si: vitaminas, minerais, fibras, nutrientes fundamentais até mesmo para minimizar os danos dos agrotóxicos. Suas cascas, sementes e restos se deterioram facilmente, não deixando resíduo ao meio ambiente.

Já os alimentos ultraprocessados, além do veneno dos agrotóxicos, trazem  em sua composição aditivos químicos, conservantes, adoçantes, corantes, estabilizantes… entre outros elementos que prejudicam a saúde do organismo. Sem falar que suas embalagens podem demorar centenas de anos para se deteriorar na natureza. 

Portanto, mais do que nunca é hora de prestar atenção no seu consumo e nas suas escolhas alimentares.

+ Conheça agora o guia de alimentação ideal para seu filho

Saiba mais
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Mulher divide marido com mãe e irmã mais nova: ‘Quando não estou no clima’
+ Qual é a melhor versão do Jeep Compass 2022?
+ Mãe de Medina compara Yasmin Brunet a ‘atriz pornô’ e colunista divulga conversa
+ Em pose sexy, Cleo Pires afirma: "Amando essa minha bunda grande"
+ Médicos encontram pedaço de cimento em coração de paciente durante cirurgia
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio


Sobre o autor

Nutricionista, Formada pela USU - Rio de Janeiro em 2003, especializada em alimentação infantil. Trabalha com crianças desde 1999, quando, ainda na faculdade, dava aulas de capoeira. Em 2013 estreou como apresentadora no canal GNT dos programas Socorro! Meu Filho Come Mal, Cozinha Colorida da Kapim e, em 2018, o Socorro! Meus Pais Comem Mal. Autora de 2 livros, homônimos dos programas, um deles com mais de 60 receitas para a família toda colocar a mão na massa. Kapim é mãe de dois adolescentes muito legais e que comem superbem, Sofia (15) e Antonio (13). Nesses mais de 20 anos trabalhando com crianças, já ajudou a transformar e melhorar os hábitos alimentares de milhares de famílias, sempre buscando uma conexão saudável entre todas as partes envolvidas: pais, filhos e o alimento.


Mais posts

Ver mais

Copyright © 2021 - Editora Três
Todos os direitos reservados.

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicaçõs Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.