São Paulo, 22 – A Nestlé informou nesta quinta-feira (22) que a receita bruta da companhia no primeiro trimestre deste ano avançou 7,7% na comparação com igual período do ano passado, chegando a 21,1 bilhões de francos suíços (cerca de US$ 23,01 bilhões) ante 20,81 bilhões de francos suíços obtidos no primeiro trimestre de 2020. Analistas esperavam receita de 20,16 bilhões de francos suíços.

O desempenho trimestral da companhia interrompe uma sequência de quedas na receita, por causa de uma demanda deprimida pela pandemia do novo coronavírus. No período, o crescimento orgânico da companhia foi de 7,7% e os preços aumentaram 1,2%, em razão da inflação nos preços de insumos.

As vendas da companhia vinham sendo impulsionadas pelo negócio de alimentação para pets – Purina PetCare -, mas, neste último trimestre, o retorno da forte demanda por café, ou seja, por produtos das marcas Nespresso, Nescafé e Starbucks, impulsionou o seu crescimento orgânico, afirmou a empresa em comunicado para divulgação de resultados.

A empresa também informou que as vendas de pratos preparados, alimentos vegetarianos, produtos de confeitaria e o segmento Health Science aceleraram no período, enquanto as vendas para nutrição infantil e na área de águas caíram.

As vendas por canais eletrônicos cresceram 39,6% no primeiro trimestre, somando 14,5% das vendas totais da empresa. A Nestlé disse, ainda, que desinvestimentos recentes e variações cambiais desfavoráveis reduziram as vendas em 6,3%.

Para o acumulado do ano fiscal de 2021, a Nestlé manteve as perspectivas financeiras. “As vendas no varejo tiveram um crescimento sólido e os canais externos apresentaram sinais de melhora. Por isso, confirmamos nossa projeção para o ano e nossa perspectiva de médio prazo de crescimento orgânico sustentado de um dígito”, afirmou a empresa, em comunicado divulgado para investidores e imprensa.