Saúde da mulher

Alimentação vegetariana: conheça 5 impactos positivos para a saúde

Com acompanhamento profissional e um cardápio equilibrado, a alimentação vegetariana traz inúmeros benefícios ao corpo. Saiba quais são eles

Crédito: Unsplash

Mesmo sendo um tema bastante falado nos últimos tempos, a alimentação vegetariana ainda gera muitas dúvidas. Afinal, excluir da dieta ingredientes de origem animal faz bem ou mal para a saúde?

“Quando praticada com acompanhamento de profissionais e um cardápio equilibrado, ela traz inúmeros benefícios ao corpo”, afirma Cyntia Maureen, nutricionista e consultora da Superbom, que listou abaixo cinco deles.

Leia mais
Giovanna Ewbank sobre dieta sem carne: “não forço ninguém a parar”
Delícias vegan: hambúrguer de lentilha e smoothie de ervilha
Bela Gil dá dicas de 7 substitutos da carne

Contribui para o emagrecimento

Devido à grande quantidade de vegetais consumidos, geralmente a dieta vegetariana é menos calórica. Também há redução no consumo de gorduras, principalmente, a gordura saturada encontrada em produtos de origem animal.

“Cada grama de gordura equivale a nove calorias, assim, ocorre uma redução significativa no consumo final de calorias diárias”, comenta a especialista.

2. Diminui o colesterol

De acordo com Cyntia, alimentos de origem animal possuem gordura saturada em sua composição, que é um dos principais fatores para o aumento do colesterol ruim no sangue. Sem controle, esse aumento pode acarretar em doenças cardiovasculares.

3. Reduz a possibilidade de desenvolver doenças

Uma pesquisa publicada no Proceedings of the National Academy of Sciences revelou que se todas as pessoas adotassem o vegetarianismo, 8,1 milhões de vidas seriam salvas até 2050.

De acordo com os idealizadores do estudo, o número está relacionado com a menor incidência de doenças como diabetes, obesidade, problemas cardíacos e câncer, comumente ligadas com a dieta que incluam alimentos de origem animal.

4. Melhora o aproveitamento das proteínas

“A proteína vegetal é melhor absorvida pelo organismo e contribui para a prevenção de doenças crônicas. No entanto, é necessário acompanhamento para verificar qual é a quantidade adequada deste nutriente, que varia de acordo com a necessidade calórica de cada um”, comenta a profissional.

5. Aumenta a imunidade

Os trilhões de micro-organismos que vivem dentro do corpo são, cada vez mais, reconhecidos como cruciais para a saúde em geral: não só eles ajudam a digerir os alimentos, mas também produzem nutrientes e fortalecem o sistema imunológico.

“Uma alimentação vegetariana contribui para manter nossa flora intestinal em melhor funcionamento e colabora para que os micro-organismos trabalhem com mais eficácia”, pontua a nutricionista.

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ MasterChef: Fogaça compara prato com comida de cachorro
+ 10 coisas que os pais fazem em público que envergonham os filhos
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Veja os carros mais vendidos em outubro
+ Baleia jubarte quase engole duas mulheres em caiaque; veja o vídeo
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel