Alibaba corta preços de sua nuvem para tentar ganhar mercado fora da China

Coluna: André Cardozo

Coluna que cobre temas como cloud computing, Inteligência Artificial e outras tendências do mundo da tecnologia. Editada por André Cardozo, jornalista com mais de 20 anos de experiência na cobertura de tecnologia

Alibaba corta preços de sua nuvem para tentar ganhar mercado fora da China

Alibaba corta preços de sua nuvem para tentar ganhar mercado fora da China

Nesta semana, a gigante chinesa de tecnologia Alibaba anunciou uma forte redução de preços de sua nuvem. Clientes da Alibaba Cloud poderão ter descontos de até 59% dependendo do tipo de serviço contratado, anunciou a empresa. A companhia reduziu preços nas áreas de processamento, storage, redes e serviços de bancos de dados, além de ferramentas de analytics.

A Alibaba Cloud tem forte presença no seu país natal e em alguns países asiáticos próximos da China, mas globalmente é uma empresa com fatia de mercado pequena, em torno de 5%, de acordo com dados da Synergy. Atualmente a empresa tem 31 data centers em todo o mundo, dos quais 15 ficam na China. A Alibaba Cloud não tem data centers na América Latina e não opera no Brasil.

Como outras empresas chinesas, a Alibaba Cloud enfrenta dificuldades para acessar novas tecnologias devido ao embargo imposto pelo governo dos Estados Unidos. Desde 2018, o governo americano vem aprovando leis que restringem a transferência de tecnologia de empresas do país para companhias chinesas. Além disso, muitas empresas da Europa e dos Estados Unidos preferem não armazenar seus dados em nuvens chinesas por questões de compliance e privacidade de dados.