Alibaba Cloud a caminho do Brasil

Coluna: André Cardozo

Coluna que cobre temas como cloud computing, Inteligência Artificial e outras tendências do mundo da tecnologia. Editada por André Cardozo, jornalista com mais de 20 anos de experiência na cobertura de tecnologia

Alibaba Cloud a caminho do Brasil

Alibaba Cloud a caminho do Brasil

Nesta quinta-feira (24), a Alibaba Cloud, gigante chinesa do setor de computação em nuvem, anunciou uma nova fase de expansão internacional, que inclui a instalação de um datacenter no Brasil.

A região de nuvem será a segunda da empresa na América Latina. A primeira foi inaugurada no México no início deste ano. Atualmente, a Alibaba Cloud tem 29 regiões espalhadas pelo mundo, das quais 14 estão na China.

Ainda não se sabe mais detalhes sobre o projeto, mas o anúncio marca a entrada do quarto maior player do mundo na área de nuvem pública. De acordo com dados recentes da Sinergy, a empresa chinesa tem 4% de marketshare, atrás do trio de ferro AWS, Microsoft e Google.

No começo do ano, a Alibaba revelou sua intenção de investir 53 bilhões de dólares em infraestrutura voltada para inteligência artificial ao longo dos próximos três anos. A iniciativa ocorre em um contexto de crescente competição entre empresas de tecnologia chinesas pelo avanço em capacidades sofisticadas de IA.