Aliada de Janja é demitida da Secom e estrategista das redes de João Campos assume

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama Janja
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama Janja Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demitiu Brunna Rosa, aliada da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, da chefia da Secretaria de Estratégias e Redes da Secom (Secretaria de Comunicação da Presidência). A exoneração foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 17.

Brunna coordenou a comunicação digital da campanha presidencial do petista em 2022, e será substituída por Mariah Queiroz Costa Silva, que era responsável pelas redes sociais de João Campos (PSB), prefeito do Recife.

Enquanto o pessebista foi reeleito com votação histórica em 2024 e tem se destacado pela capacidade de comunicação nas plataformas, o Planalto tem enfrentado dificuldades para se conectar com a população.

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Mudança de rumo

O jornal O Estado de S. Paulo reportou que a decisão de substituir Rosa faz parte de uma mudança de rumo promovida por Sidônio Palmeira, que assumiu a Secom oficialmente na terça-feira, 14, na pasta.

Segundo fontes do Planalto, Janja desejava que Brunna fosse transferida para a EBC (Empresa Brasil de Comunicação), mas a ideia não foi bem recebida pelo novo ministro. A tendência é que tanto ela quanto Priscila Calaf, diretora do Departamento de Canais Digitais da Secretaria de Redes, passem a ser ligadas ao gabinete de Lula, onde ficariam na equipe de Janja.

Mariah Queiroz foi apresentada a Lula por Sidônio e Laércio Portela, secretário de Imprensa, em uma reunião na quinta-feira, 16, antes da sanção da reforma tributária. O chefe do Executivo também conversou com João Campos, que compartilhou estratégias de comunicação digital consideradas bem-sucedidas na campanha de 2024.

A Secom busca por estratégias mais eficazes para reverter a crescente desaprovação de Lula. A equipe do prefeito do Recife foi sondada para colaborar informalmente com a comunicação digital do governo, e parte de seus integrantes deve auxiliar na reformulação da estratégia de redes sociais.

As mudanças na Secom também têm em vista as eleições de 2026, com foco em aumentar a popularidade do governo nas redes sociais. A transição completa da equipe, iniciada com a saída de Paulo Pimenta, deve ser concluída até o final de janeiro.