Segundo informações da BBC, um algoritmo desenvolvido nos Estados Unidos identificou corretamente as pessoas infectadas pela Covid-19 apenas pelo som de suas tossidas.

Nos testes realizados, o algoritmo atingiu uma taxa de sucesso de 98,5% entre as pessoas que receberam um resultado oficial positivo no teste do coronavírus, aumentando para 100% nas que não tinham outros sintomas.

Segundo os pesquisadores, a diferença crucial no som de uma tosse de um paciente assintomático de covid-19 não pode ser percebida por ouvidos humanos.

O algoritmo foi desenvolvido no laboratório do Massachusetts Institute of Technology (MIT). Segundo o cientista do MIT, Brian Subirana, coautor do estudo, publicado no IEEE Journal of Engineering in Medicine and Biology, “a maneira como você produz som muda quando você tem covid-19, mesmo se você for assintomático”.

De acordo com o relatório, o mecanismo pode ser usado “para triagem diária de estudantes, trabalhadores e do público, nas escolas, trabalho e transporte reabrirem. Ou até para testes de piscina para alertar rapidamente e evitar surtos em grupos”.