São Paulo, 13 – Os Estados Unidos estão questionando na Organização Mundial do Comércio (OMC) os subsídios pagos pelo governo da Índia aos produtores de algodão do país, disseram nesta terça-feira, 13, o representante de Comércio dos EUA, Robert Lighthizer, e o secretário de Agricultura, Sonny Perdue.

Em comunicado, o Escritório do Representante de Comércio dos EUA diz que os subsídios aparentemente “excedem por larga margem” os níveis permitidos quando calculados pela metodologia da OMC. Com base nos cálculos dos EUA, a Índia parece ter declarado subsídios consideravelmente menores do que os que foram pagos de fato, diz o comunicado.

Segundo o escritório, foram identificados possíveis problemas em conversões cambiais e no volume de produção usado pela Índia para calcular os subsídios. Os EUA dizem também que a Índia omitiu de suas notificações informações sobre o valor total da produção de algodão. “Os EUA esperam uma discussão robusta sobre como a Índia implementa e notifica suas políticas durante a próxima reunião da Comissão de Agricultura da OMC, que está marcada para os dias 26 e 27 de novembro de 2018”, diz o comunicado.