São Paulo, 18 – A Bahia tem 75,69% da produção de algodão certificada como sustentável pelo Programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR), informou a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa). O programa é aplicado por associações de produtores no Brasil para cumprimento das exigências de licenciamento da entidade suíça Better Cotton Initiative, que atesta a adoção de critérios socioambientais na produção da fibra em todo o mundo.

Na safra 2017/18, 191.586 hectares de área na Bahia, abrangendo 53 propriedades, foram certificados. Agricultores comprovaram excelência em parâmetros mundiais de boas práticas sociais e ambientais, com respeito aos trabalhadores no campo, cumprimento de normas de saúde e segurança, da legislação trabalhista e preservação de meio ambiente.

A coordenadora do programa da área de sustentabilidade da Abapa, Bárbara Bonfim, disse, em nota, que, com os resultados favoráveis junto ao mercado consumidor, há interesse dos demais produtores de obter a certificação. Nos últimos seis anos, a certificação dos produtores baianos saiu de 21,1% para os atuais 75,69%.