Alfaiate imigrante italiano vestirá vice de Trump em posse

ROMA, 20 JAN (ANSA) – Um alfaiate imigrante italiano de 90 anos vestirá o vice-presidente dos Estados Unidos, J.D. Vance, para a cerimônia de posse de Donald Trump como presidente da maior potência econômica e militar do mundo nesta segunda-feira (20).   

Os ternos, camisas e gravatas que serão usados por Vance nas cerimônias foram feitos à mão na loja Cincinatti, fundada por Romualdo Pelli, que saiu da Itália na década de 1960.   

Vance é um cliente de longa data de Romualdo. “Você está brincando? Um garoto do interior que veio da Itália de uma cidade com menos de 15 mil habitantes. Eu nunca teria sonhado com isso”, declarou o alfaiate à uma emissora de TV local na capital de Ohio.   

O imigrante italiano foi orientado por um amigo da família a seguir na profissão porque era considerado “frágil demais” para outros ofícios.   

Romualdo costura desde os oito anos de idade e morava em Formia, na costa do Tirreno, entre Roma e Nápoles. Em 2008, o Wall Street Journal o listou entre os poucos “mestres alfaiates” que restaram nos Estados Unidos, aqueles que aprenderam a arte por meio de um longo aprendizado e ainda apreciam a importância da alfaiataria à mão.   

Hoje, dada a sua idade, ele se limita a “supervisionar” os pedidos de celebridades como Vance, que vêm à loja cuja propriedade ele vendeu há alguns anos.   

Entre outros clientes de Pelli estariam o primeiro homem na lua, Neil Armstrong, o ator Robert Redford e Henry Heimlich, o inventor da famosa técnica de primeiros socorros usada para tratar pessoas que estão engasgadas quando a comida desce pelo caminho errado. (ANSA).