Nesta sexta-feira (26), a Alfa Romeo anunciou que vai encerrar sua parceria com a Sauber, responsável pelas operações da equipe na Fórmula 1, no fim do próximo ano.

O anúncio aconteceu logo após a Audi divulgar que vai estrear na Fórmula 1 a partir da temporada de 2026, como fabricante de motores. A fabricante alemã não informou qual equipe do grip vai receber suas unidades de potência, mas a Sauber é o destino mais cotado.

Em comunicado, a Alfa Romeo relatou que a decisão de deixar a modalidade é decorrente da situação econômica da marca. “A Alfa Romeo anunciou seu retorno à F1 em 2017 com um plano de longo prazo, e em julho de 2022, anunciou a decisão de continuar sua parceria com a Sauber também para 2023, dada aos resultados promissores da primeira metade da temporada, tanto em termos de performances, marketing e colaboração positiva com a equipe”, diz a nota.

“Uma vez que a reviravolta econômica e industrial da marca será alcançada em 2022, a Alfa Romeo irá agora avaliar entre as muitas oportunidades em cima da mesa e decidir qual será a melhor para sustentar a estratégia de longo prazo e o posicionamento da marca”, acrescentou a escuderia.

A Alfa Romeo entrou na Fórmula 1 em 2018 como patrocinadora da Sauber, assumindo o nome da equipe a partir de 2019. A última renovação da parceria aconteceu neste ano, mas será encerrada ao término de 2023.