O brasileiro ex-campeão do UFC Alex Poatan anunciou que irá mudar sua categoria para as próximas competições. Acostumado a disputar no peso-médio (até 84kg), o lutador passa agora a competir no peso-meio-pesado (até 93kg). Alguns especialistas apontam que a mudança ocorreu por conta da dificuldade para alcançar a marca dos 84kg, já que seu peso natural chega quase aos 100kg.

A estreia de Poatan nessa categoria no MMA será também a primeira após perder o cinturão para o nigeriano Israel Adesanya, no UFC 287. Em contato com a IstoÉ, a médica Nathállia Pires, diz que é natural que o lutador passe a sentir algumas diferenças em seu corpo durante as primeiras lutas. Entretanto, se feito com um acompanhamento correto, não deve interferir consideravelmente em seu desempenho.

“Quando um lutador compete frequentemente em uma categoria, é natural que seu corpo estranhe quando houver mudanças, como é o caso do Alex Poatan. Por isso, a principal função de sua equipe médica é fazer com que elas não interfiram em seu rendimento, como deixá-lo lento ou com sensação de pesado. É importante que esse peso a mais traga benefícios, como maior resistência, força física e até mesmo preparo”, comenta.

“Outro ponto que deve ter bastante impacto no corpo é a mudança no preparo para as lutas. Após a pesagem, a equipe do lutador sempre faz uma longa operação para que ele perca muitos quilos, fazendo jejum e submetendo o atleta a altas temperaturas para queimar calorias. Como o peso buscado agora será maior, a tendência é que esse processo seja mais tranquilo para o corpo”, acrescenta.

Ao anunciar que irá disputar a categoria peso-meio-pesado, Poatan poderá chegar às lutas com, no máximo, 93kg, ou seja, nove a mais do que a categoria anterior. Com isso, a médica alerta para a necessidade de ganhar esses quilos de forma saudável, para que o aumento do peso seja realmente benéfico.

“Atletas de alto nível devem sempre focar nos carboidratos, já que eles são as principais fontes de energia do corpo. As proteínas também são fundamentais, mas devem representar somente um quinto das calorias diárias. E claro, manter a hidratação é indispensável, já que é ela quem auxilia para manter o desempenho dos atletas. Por isso, combinar todos esses fatores em uma dieta feita especialmente para o Alex é importante, fazendo com que o peso a mais que ele vai ter traga benefícios”, finaliza.