Alerta de tsunami é suspenso após tremor no extremo leste da Rússia

Um sismo de magnitude 7,8 foi registrado nesta sexta-feira (19, data local), na costa de Kamchatka, no extremo leste da Rússia, o que gerou um alerta de tsunami que foi posteriormente cancelado.

O abalo ocorreu às 6h58 locais (15h58 de quinta-feira em Brasília) a 128 quilômetros a leste da cidade russa de Petropavlovsk- Kamchatsky, a uma profundidade de dez quilômetros, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico dos Estados Unidos emitiu um aviso por possíveis ondas perigosas nas costas próximas, mas, horas depois, assegurou que a ameaça havia passado.

Vídeos publicados nas redes sociais russas mostravam móveis e lustres balançando dentro das casas, enquanto em outro um carro estacionado aparecia oscilando para frente e para trás em uma rua.

A delegação local do serviço geofísico estatal russo estimou uma magnitude menor, de 7,4, e informou sobre pelo menos cinco réplicas.

“Esta manhã, a resistência dos moradores de Kamchatka é posta à prova mais uma vez”, disse o governador da região, Vladimir Solodov, no Telegram.

“Por enquanto não há relatos de danos. Peço a todos que mantenham a calma”, acrescentou.

A península de Kamchatka se encontra no chamado Círculo de Fogo, área que rodeia grande parte do oceano Pacífico e apresenta forte atividade sísmica.

Em julho, um megaterremoto de magnitude 8,8 no litoral dessa mesma região provocou um tsunami que devastou parte de uma vila costeira.

des/pc/hgs/dga/lm/rpr/ic