Tecnologia & Meio ambiente

Alerta de furacão nos EUA por aproximação de tempestade tropical Gordon

Alerta de furacão nos EUA por aproximação de tempestade tropical Gordon

Pescadores desafiam vento e chuva da tempestade tropical Gordon - GETTY IMAGES NORTH AMERICA/AFP

Os Estados Unidos emitiram nesta terça-feira um alerta diante do aumento da força da tempestade tropical Gordon, que deve se transformar em um furacão quando tocar a terra em Nova Orleans.

As autoridades declararam estado de emergência na cidade devastada em 2005 pelo furacão Katrina, e pediram que as pessoas que vivem fora do sistema de diques da área deixem suas casas.

Segundo o boletim de 21h00 GMT do Centro Nacional de Furacões (NHC), Gordon se encontrava 155 km ao sudeste de Biloxi, no estado do Mississippi, e 145 km ao sul de Mobile, no Alabama, enquanto se deslocava a 24 km/hora.

Os ventos firmes de 110 km/h de Gordon podem se intensificar até se tornar furacão de categoria 1 (entre 119 e 153 km/h) antes de chegar à costa, mas devem “enfraquecer rapidamente” na quarta-feira sobre o vale do rio Mississipi, indicou o centro, com sede em Miami.

A tempestade se formou na segunda-feira perto do arquipélago de Florida Keys (sudeste).

O alerta de furacão afeta a área entre a foz do rio Pearl, na fronteira entre os estados de Louisiana e Mississippi, até a fronteira entre o Alabama e a Flórida.

“O olho de Gordon vai percorrer a leste do Golfo do México hoje e se aproximará da costa centro-norte do Golfo na zona de alerta (de furacões) esta tarde ou à noite, e se moverá em terra no vale do Mississippi hoje à noite ou quarta-feira de madrugada”, indicou mais cedo o centro de furacões.