Esportes

Alerj concede título de cidadão do estado do Rio de Janeiro a John Textor, acionista da SAF do Botafogo

Norte-americano caiu nas graças da torcida alvinegra nos últimos meses depois de comprar 90% da SAF do clube

Alerj concede título de cidadão do estado do Rio de Janeiro a John Textor, acionista da SAF do Botafogo

durante partida do Botafogo no Nilton Santos (Foto: Vitor Silva/Botafogo)


A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) concedeu o título de cidadão do estado do Rio de Janeiro a John Textor, acionista majoritário da SAF do Botafogo. A resolução foi publicada no Diário Oficial na quarta-feira depois da proposta feita na última semana de autoria do deputado estadual Eurico Júnior (PV-RJ) com aval de diversos outros parlamentares.

Em abril, Textor teve o título de Cidadão Honorário do Município do Rio aprovado na Câmara dos Vereadores. Esta honraria foi proposta pelo vereador Márcio Ribeiro (Avante-RJ), botafoguense declarado.

Textor está cada vez mais ambientado ao Rio de Janeiro e vive nas graças da torcida alvinegra. O executivo americano ligado ao ramo da tecnologia se tornou o acionista majoritário do Glorioso ao assinar o contrato definitivo, em março, para ser dono de 90% da SAF do clube. Ele é co-proprietário do Crystal Palace Football Club, equipe do sul de Londres, na Inglaterra, que disputa a Premier League.

Veja a tabela da Série A do Brasileirão

​Com a chegada de John Textor, o Alvinegro reforçou o elenco com peças em diversas posições e está em boa fase na temporada. Atualmente, os comandados do técnico Luís Castro ocupam a quinta colocação do Brasileirão com 12 pontos, apenas dois atrás do líder Corinthians. Há alguns dias, o empresário demonstrou carisma dentro e fora de campo em sua vinda ao Rio de Janeiro.