Alemanha confirmou seu favoritismo e venceu a Islândia por 3 a 0 contra em casa, em Duisburg, em sua primeira partida nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022, fazendo esquecer a humilhante goleada de 6 a 0 sofrida em novembro diante da Espanha na Liga das Nações.

A ‘Mannschaft’ recuperou seu brilho e um hábito que cultivou nas eliminatórias anteriores: abrir o placar muito rapidamente contra adversários supostamente mais fracos, para evitar o estresse de tentar furar defesas bem montadas durante muito tempo.

O jogo, disputado com os portões fechados, foi praticamente decidido em sete minutos. Leon Goretzka abriu o placar após uma jogada 100% do Bayern de Munique: um passe em profundidade de Joshua Kimmich para Serge Gnabry que, de costas para o gol, tocou para Goretzka (3).

O segundo gol, quatro minutos depois, é foi quase uma cópia do primeiro: novamente um passe em profundidade do mesmo Kimmich para Leroy Sané, outro bávaro, que tocou para o jovem talentoso do Chelsea, Kai Havertz, ampliar (7).

Os tetracampeões mundiais (1954-74-90-2014) tiveram um amplo domínio e poderiam ter chegado ao intervalo com pelo menos mais dois gols marcados.

Ilkay Güdogan, jogador em grande fase no Manchester City, fez o terceiro com um chute colocado a 20 metros de distância, após ele mesmo ter aberto espaço em maio à defesa islandesa (56).

A Alemanha continua sua campanha nas eliminatórias no domingo, fora de casa contra a Romênia, antes de receber a Macedônia do Norte na próxima quarta-feira, novamente em Duisburg.

cpb/bpa/aam