Alemanha vence a Costa Rica, mas está fora da Copa na fase de grupos como em 2018

AFP
Foto: AFP

Tetracampeã mundial, a Alemanha foi enfrentar a Costa Rica, nesta quinta-feira (1º), precisando vencer para garantir uma vaga na próxima fase. A vitória até veio por 4 a 2, mas o 2 a 1 do Japão sobre a Espanha acabou com o sonho do penta alemão.

O jogo

Como só a vitória interessava aos alemães, a seleção comandada por Hans-Dieter Flick partiu para cima. Antes mesmo dos cinco minutos, a Costa Rica já viu o adversário chegar duas vezes com perigo. Só dava Alemanha, Muller recebeu cruzamento pela direita e cabeceou sozinho para fora.

A pressão alemã resultou em gol de Gnabry. O meia entrou sozinho na área e cabeceou no canto esquerdo do goleiro Navas.

Pelo alto novamente, Goretzka cabeceou para ótima defesa de Navas. A Alemanha teve o controle total do jogo nos primeiros minutos e poderia já ter decidido o resultado. O ritmo alemão só diminuiu depois dos 25 minutos. A Costa Rica tentava sair no contra-ataque, mas era rapidamente neutralizada.

O restante do primeiro tempo foi uma continuação da pressão alemã, com chances criadas e uma Costa Rica apática e sem levar perigo. Aos 41 minutos, uma exceção, a zaga alemã falhou e os costa-riquenhos chegaram na cara do gol e Neuer salvou.

Segundo tempo

Sem conseguir imprimir o mesmo ritmo da primeira etapa, a Alemanha ainda sofreu o empate após falha de Neuer. Tejeda aproveitou o rebote de cabeçada e mandou para o fundo do gol alemão. Em resposta, Musiala recebeu dentro da área pela esquerda e chutou na trave esquerda de Navas.

Alemanha vence a Costa Rica, mas está fora da Copa na fase de grupos como em 2018

Musiala mais uma vez com chute na trave, o atacante puxou para perna direita e bateu de fora da área fora do alcance de Navas, mas a bola bateu caprichosamente na trave.

O cenário ficou ainda pior após falta cobrada para dentro da área alemã, um desvio para o meio da área foi completado por Varas, 2 a 1.

O técnico alemão decidiu colocar Mario Gotze e Kai Havertz, o segundo nome foi o autor do empate, que colocou a Alemanha de volta no jogo, mas ainda desclassificada. Niclas Füllkrug recebeu belo cruzamento e bateu para a defesa quase impossível de Navas.

Como o empate não resolvia para nenhuma das duas seleções, o jogo ficou frenético com oportunidades para ambas as equipes. Havertz recebeu belo passe da direita e completou para fazer o gol da virada.  O camisa 7 estava impossível e quase fez seu terceiro gol na partida, ele só não contava com a excelente defesa de Navas.

Alemanha vence a Costa Rica, mas está fora da Copa na fase de grupos como em 2018

A partir da virada, o jogo virou um jogo de ataque contra defesa. Com isso, os alemães ampliaram a vantagem com gol de Füllkrug.