ROMA, 23 ABR (ANSA) – Para tentar frear a propagação do novo coronavírus (Sars-CoV-2), a Alemanha exigirá que a população utilize máscaras de proteção em locais públicos. O uso de proteção facial em transportes público será obrigatório por todo o país a partir da próxima segunda-feira (27), no entanto, a utilização de máscaras ao fazer compras será necessário em apenas alguns estados alemães.

A Baviera e a Saxônia, por exemplo, anunciaram a obrigatoriedade do uso de máscaras faciais no começo da semana. Já a cidade-estado de Berlim, capital do país, iniciará a fiscalização no dia 27.

O estado de Meclemburgo-Pomerânia Ocidental anunciou que aplicará multas de 25 euros (cerca de R$ 146) para as pessoas que forem flagradas utilizando transporte público sem máscaras.

A chanceler alemã, Angela Merkel, recomendou na semana passada o uso de proteção facial no país, quando afrouxou as regras de bloqueio.

Além da Alemanha, outros países europeus aplicaram medidas semelhantes, como a Áustria, República Tcheca e Eslováquia. Segundo informações do Instituto Robert Koch da Alemanha (RKI), o país contabiliza 145.694 casos de coronavírus e registrou 4.879 mortes.