Alemanha pondera antecipar fim de sobretaxa em energia elétrica, em meio à alta de preços
BERLIM (Reuters) – O governo alemão pode eliminar ainda este ano uma sobretaxa nas contas de eletricidade usada para apoiar a energia sustentável, com o objetivo de aliviar o fardo do aumento do custo da energia de milhões de moradias, afirmou o co-líder dos Sociais Democratas (SPD), Lars Klingbeil, neste sábado.
Os três partidos governistas da Alemanha concordaram em seu acordo de coalizão apresentado em novembro a abolir a chamada taxa EEG sobre as contas de eletricidade a partir de 1º de janeiro de 2023.
“Agora estamos examinando se isso pode ser adiantado”, disse Klingbeil, que participava de uma reunião do SPD, partido do chanceler Olaf Scholz.
A sobretaxa foi cortada em 43% desde 1º de janeiro, mas ainda tem um custo estimado em 222 euros por habitação este ano.
Klingbeil disse que o governo tem que fazer mais para apoiar os consumidores que estão lidando com custos cada vez maiores para aquecimento e energia elétrica, e por isso o SPD estava conversando com seus parceiros de coalizão.
“Tenho certeza que veremos resultados muito rapidamente”, acrescentou.
(Por Andreas Rinke)
+ Motoristas de ônibus anunciam greve em São Paulo
+ Imposto de Renda 2022: veja como declarar seu carro ou moto
Veja também
- + Autoescola pode deixar de ser obrigatória para tirar a CNH
- + Hilary Duff posa nua para revista feminina
- + FGTS tem 2 saques de R$ 1.000 esta semana: esta quarta (11) e sábado (14); veja quem recebe
- + Hubble mostra as consequências de um cataclismo cósmico
- + Caminhoneiro tenta furtar espigas de milho, mas é atacado por gerente de fazenda
- + Novo RG: quanto tempo você tem para providenciar o documento
- + Veja os 8 sintomas da Ômicron em pessoas vacinadas
- + Saiba como lavar carne de frango crua sem contaminar sua cozinha
- + Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
- + Veja quais foram os carros mais roubados em SP
- + Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua