Um homem, de 40 anos, residente da Alemanha, teve parte do seu nariz necrosado por causa do seu sistema imunológico estar abalado por infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) anteriores. Ele procurou um clínico geral quando estava com uma ferida na ponta do nariz. O médico suspeitou que era uma queimadura de sol e liberou o paciente. Três dias depois, ao realizar um teste PCR, o alemão foi diagnosticado com a varíola dos macacos. As informações são do Metrópoles.

Então ele procurou um hospital da região, onde recebeu medicações antivirais. Na unidade de saúde o alemão também descobriu que estava com sífilis e era portador do vírus HIV. O homem informou que nunca havia feito testes para ISTs anteriormente.

Com o tratamento médico, as lesões secaram e desapareceram. Porém o nariz teve apenas uma melhora parcial. A revista médica Infection não informou mais detalhes sobre o estado de saúde atual do paciente.

Os médicos responsáveis pelo atendimento do alemão informaram que o vírus da varíola dos macacos provocou a necrose do nariz devido ao HIV não tratado.

Em outros casos, a necrose seria facilmente combatida. Porém os glóbulos brancos do alemão estavam tão baixos quanto os de uma pessoa com Aids.

Os médicos relataram que casos assim, como o do alemão, podem se tornar mais frequentes à medida que a varíola dos macacos se espalha.