As tradicionais seleções da Alemanha e da Holanda, integrantes do grupo C, no qual sofrem também com a concorrência da Irlanda do Norte, poderão validar à distância a vaga na Eurocopa-2020, na rodada das eliminatórias deste sábado.

A Holanda, ausente da Eurocopa-2016 e da Copa do Mundo de 2018, visita a Irlanda do Norte e só precisará de um empate para voltar a disputar uma competição do mais alto nível do futebol mundial.

Ao mesmo tempo, contra a Belarus, a Alemanha simplesmente precisará ter um resultado melhor que o da Irlanda do Norte para ficar com a vaga.

Resumindo, caso holandeses e alemães vencerem, estarão na Eurocopa-2020, que será disputada entre 12 de junho e 12 de julho do ano que vem.

O técnico da Alemanha, Joachim Löw diminuiu nesta sexta-feira as expectativas sobre seu elenco no grande torneio continental, após a decepcionante atuação da Mannschaft na Copa do Mundo da Rússia-2018.

“Não acredito que estamos entre os favoritos. Muitas coisas são possíveis, esta equipe tem muitas qualidades, mas vários jogadores precisam ainda de alguns anos de desenvolvimento”, declarou.

– Irlanda do Norte acredita –

Löw poderá contar com a volta de alguns jogadores veteranos que não jogaram em outubro, como Toni Kroos, Ilkay Gündogan e Leon Goretzka no meio de campo, além de Timo Werner no ataque.

Atrás das favoritas Holanda e Alemanha, que têm 15 pontos cada, aparece a Irlanda do Norte, terceira colocada do grupo com 12 pontos.

“Se for possível chegar a última partida com chances, os jogadores terão feito algo magnífico nesta campanha. Se não for assim, jogar a repescagem me parece algo bastente positivo. A Holanda vem aqui sabendo que, se não perder estará classificada, então é uma posição muito vantajosa”, analisou o técnico norte-irlandês Michael O’Neill.

No grupo E, a vice-campeã mundial Croácia também está a um passo da classificação. Um empate com a Eslováquia lhe valerá a vaga na Euro.

A situação é idêntica para a Áustria, que precisará empatar com a Macedônia para se juntar à Polônia, que já garantiu a classificação no grupo G.

No grupo I, o destaque é o duelo estelar entre as já classificadas Rússia e Bélgica, que brigarão pelo primeiro lugar, o que a priori vale uma vantagem no sorteio dos grupos da Eurocopa-2020.

— Programação deste sábado das eliminatórias para a Eurocopa-2020:

– Grupo C

(16h45) Irlanda do Norte – Holanda

Alemanha – Belarus

– Grupo E

(14h00) Azerbaijão – Gales

(16h45) Croácia – Eslováquia

– Grupo G

(14h00) Eslovênia – Letônia

(16h45) Israel – Polônia

Áustria – Macedônia

– Grupo I

(11h00) Chipre – Escócia

(14h00) San Marino – Cazaquistão

Rússia – Bélgica

ama/jed/pm