Alemanha considera Israel ‘cada vez mais isolado’ na questão palestina

O ministro alemão das Relações Exteriores lançou, nesta quinta-feira(31), um alerta a Israel, considerando que o país está cada vez mais isolado diplomaticamente diante do desastre humanitário em Gaza e das ameaças de anexação da Cisjordânia.

“A recente conferência da ONU em Nova York mostrou que Israel está cada vez mais em uma posição minoritária”, declarou Johann Wadephul, se referindo à reunião de segunda e terça-feira, na qual muitos Estados-membros defenderam a solução de dois Estados, um israelense e outro palestino.

O ministro reiterou a posição de Berlim de que “o reconhecimento de um Estado palestino deve ocorrer ao final de um processo” de negociações, embora desta vez com um tom mais urgente.

“O processo deve começar agora. A Alemanha não se desviará desse objetivo. Caso contrário, será obrigada a reagir a qualquer ação unilateral” por parte de Israel, afirmou.

Aliado fiel de Israel devido à sua responsabilidade no Holocausto, Berlim expressa críticas cada vez mais firmes sobre a guerra em Gaza e a situação na Cisjordânia.

No entanto, o governo de Friedrich Merz é alvo de críticas na Alemanha por continuar enviando armas ao país.

clp/smk/lpt/mab/zm/jc/aa