Alemanha cobra assinatura de acordo Mercosul-UE ainda nesta semana

BERLIM, 15 DEZ (ANSA) – O governo da Alemanha defendeu que o acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia seja firmado ainda nesta semana, apesar das pressões da França para tentar postergar a assinatura.   

“A posição do governo alemão é de que é urgente e necessário que o Mercosul seja assinado nesta semana. Os preparativos estão em curso, e os dias até o Conselho Europeu serão usados até o fim”, declarou o porta-voz do chanceler Friedrich Merz, Stefan Kornelius, em coletiva de imprensa em Berlim.   

Os líderes da UE se reunirão em 18 e 19 de novembro, em Bruxelas, para discutir o acordo que criaria a maior área de livre comércio do mundo, com o objetivo de permitir que a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, viaje ao Brasil no sábado (20) para assinar o tratado.   

No entanto, no último domingo (14), a França, segunda maior economia da UE (atrás apenas da Alemanha), disse que ainda não existem as condições para uma votação. “Pedimos que os prazos sejam prorrogados para continuar trabalhando na obtenção de medidas de proteção legítimas para a agricultura europeia”, disse o gabinete do premiê francês, Sébastien Lecornu.   

Bruxelas já apresentou um pacote de medidas contra eventuais flutuações excessivas nos preços e nas importações de produtos sul-americanos agropecuários, porém alguns países da UE pedem garantias mais sólidas a respeito da reciprocidade nas regras sobre o uso de pesticidas.   

De acordo com Von der Leyen, os instrumentos propostos “asseguram condições de paridade e protegem os padrões de segurança alimentar” do bloco. “E, se necessário, poderemos limitar o fluxo dos produtos mais sensíveis”, reforçou a alemã nesta segunda-feira. (ANSA).