BERLIM, 23 JUN (ANSA) – O Ministério do Interior da Alemanha anunciou nesta terça-feira (23) o banimento de um pequeno grupo neonazista chamado “Nordadler” (Águia do Norte”), ativo principalmente nas redes sociais.   

Segundo o porta-voz da pasta, Steve Alter, foram realizadas “medidas policiais” contra a organização em quatro estados do país: Baixa Saxônia, Brandemburgo, Renânia do Norte-Vestfália e Saxônia.   

“O extremismo de direita e o antissemitismo não têm mais lugar na internet”, escreveu Alter no Twitter. O Nordadler já é o terceiro grupo neonazista banido na Alemanha apenas em 2020 e usa símbolos para expressar nostalgia pelo Terceiro Reich de Adolf Hitler.   

A organização planejava estabelecer uma comunidade neonazista no interior do país e apoiou o terrorista de extrema direita Stephan Ballier, autor de um ataque que matou duas pessoas perto de uma sinagoga de Halle, em outubro passado.   

Segundo o ministro do Interior alemão, Horst Seehofer, o radicalismo de extrema direita é “a maior ameaça à segurança” do país. (ANSA)