Os cuidados com a beleza são um gasto fixo na renda mensal das pessoas – especialmente das mulheres. Segundo levantamento feito pelo Data Nubank, os brasileiros gastaram, em média, R$90,40 por mês com idas aos salões de beleza em 2020. E isso vem de encontro ao investimento que profissionais da área têm feito para tornar seus espaços mais atrativos, confortáveis e com uma diversidade maior de serviços.

“O salão, além de cuidar da beleza e da autoestima das pessoas, hoje é também um local de interação social. As mulheres acabam encontrando as amigas e passam um tempo juntas”, afirma Fábio Oliver, visagista, hair designer e dono de um dos maiores salões de Belo Horizonte, o The Blonde Concept.

É uma tendência os salões de beleza se tornarem um espaço de multisserviços. Hoje, os clientes querem mais do que fazer o cabelo ou as unhas. Buscam ter uma boa experiência. No The Blonde Concept, por exemplo, são oferecidos pratos e drinks que a clientela pode aproveitar, como saladas, massas, champanhe, etc. “Tudo foi pensado para o conforto e a comodidade. As clientes passam muito tempo dentro do estabelecimento, então oferecer esses serviços traz comodidade e conforto. Ao mesmo tempo em que ficam lindas, podem aproveitar um cardápio especial durante sua estadia”, destaca o visagista.

Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), na última década o setor movimentou cerca de R$100 bilhões por ano. “As clientes agora procuram por experiências enriquecedoras, não apenas pelos serviços. Portanto, investi R$2 milhões na construção do salão, e pensei em todo um conceito diferenciado do que é oferecido no mercado. Desde que realizei todas essas mudanças, tive um aumento de 30% no faturamento em apenas oito meses”, conta Fábio Oliver.
Porém, o investimento não pode ser só em infraestrutura, o profissional precisa estar mais do que preparado para as demandas que surgem de sua clientela e também as tendências de mercado. “O investimento em educação é crucial para se tornar um profissional expressivo e consolidado no mercado. Um profissional que tem a intenção de se destacar precisa gastar em média R$100 mil só em cursos de capacitação em grandes escolas do setor. Isso sem contar todos os gastos com marketing e estratégias para as plataformas digitais”, explica.

O hair designer acredita que, para se manter competitivo no mercado de salões de beleza, é necessário ter bom atendimento, ambiente aconchegante e com personalidade e, claro, oferecer bons serviços. “Todas as nossas ações são voltadas a proporcionar a melhor experiência para o cliente. É o sentimento que cria a conexão”, acredita Fábio Oliver.