A atriz Maggie Smith, que ficou conhecida por viver a professora McGonagall na saga “Harry Potter“, faleceu na manhã desta sexta-feira, 27. Ela tinha 89 anos e foi a óbito exatamente um ano depois de Michael Gambon, ator que viveu Alvo Dumbledore na franquia. Apesar disso, os dois não foram os únicos artistas presentes nos filmes que já morreram.
Muitos dos atores e atrizes que interpretaram personagens na saga criada por J.K. Rowling faleceram durante ou após as filmagens. Relembre:
Atores de ‘Harry Potter’ que já morreram
Richard Harris
O ator ainda trabalhava na franquia quando morreu. Ele interpretava o diretor de Hogwarts, Alvo Dumbledore, quando faleceu em decorrência de um câncer linfático aos 72 anos, em 2002.
Robbie Coltrane
O intérprete de Rúbeo Hagrid morreu em outubro de 2022, aos 72 anos. A morte aconteceu em um hospital perto de sua casa em Larbert, na Escócia. O ator integrou todos os filmes da franquia.
Alan Rickman
O ator Alan Rickman deu vida ao professor Severo Snape. Ele morreu em 2016, aos 69 anos, em decorrência de um câncer.
Richard Griffiths
Richard Griffiths foi responsável por interpretar Valter Dursley, o tio de Harry Potter. O ator morreu em 2013, aos 65 anos, por complicações após uma cirurgia cardíaca.
Helen McCrory
A atriz Helen McCrory deu vida a Narcisa Malfoy em “Harry Potter”. Na trama, ela é a mãe de Draco e esposa de Lúcio Malfoy. Ela morreu em 2021, aos 52 anos, vítima de um câncer.
John Hurt
Na franquia, o ator deu vida a Olivaras, o especialista em varinhas que vende o primeiro objeto mágico de Harry em sua visita ao Beco Diagonal. O intérprete morreu em janeiro de 2017, por complicação de um câncer de pâncreas.
Dave Legeno
O ator Dave Legeno interpretou o vilão Fenrir Greyback nos filmes da saga. Ele fazia parte dos Comensais da Morte, grupo de seguidores de Lord Voldemort. Legeno morreu em 2014, aos 50 anos, enquanto fazia uma trilha em uma região conhecida como Vale da Morte, no estado da Califórnia, nos Estados Unidos.
Roger Lloyd Pack
Roger Lloyd Pack participou da saga como Bartolomeu Crouch, um oficial do Ministério da Magia, e teve maior destaque no quarto filme da franquia, Harry Potter e o Cálice de Fogo. Ele morreu no início de 2014, aos 69 anos, por conta de um câncer no pâncreas.